Como gerir novos colaboradores à distância? A Critical TechWorks explica.
Apesar da crise, do trabalho remoto e de muitas outras contingências que a pandemia impôs, muitas empresas precisam de continuar a contratar. Mas quando ainda se está em teletrabalho, como se lida com os novos colaboradores à distância? A Critical TechWorks reuniu cinco formas de melhorar o onboarding nestes casos.
Apesar do regresso de muitos colaboradores às empresas, algumas delas ainda mantém o formato de trabalho remoto. As equipas já estão familiarizadas com o sistema e vão-se adaptando à nova realidade. Os problemas de adaptação ao novo modelo podem surgir é com as novas contratações e esse é um novo desafio para as empresas.
A pensar nisso, a Critical TechWorks, uma empresa tecnológica que resultou da parceria entre o Grupo BMW e a Critical Software (e que atua na área dos automóveis do futuro), partilha as suas estratégias de “onboarding” remoto. Reuniu cinco dicas que podem servir de inspiração para o setor empresarial.
Partilhar história, missão e valores – É importante que os novos membros da equipa estejam a par da história, missão e valores da empresa que começam a representar, para que se enquadrem o mais rapidamente possível. As empresas podem agilizar esses laços através de páginas web designadas para partilhar esta informação ou com um pequeno guia / livro que pode ser enviado para casa com o contrato ou com equipamento de trabalho, por exemplo.
Formação – Para facilitar a aprendizagem dos novos colaboradores, as sessões de formação online devem ser feitas em pequenos grupos para que todos se sintam à vontade e tenham espaço para cooperar. É importante adaptar as apresentações para formato remoto, tendo em consideração a importância dos intervalos e o prolongamento do tempo para colocar questões.
Designar um mentor / pessoa de contacto – Os primeiros tempos de um colaborador numa empresa são, na maioria das vezes, uma fase de muitas dúvidas e questões sobre os processos de funcionamento, procedimentos a seguir, etc. etc… Assim, para facilitar a integração, e ao mesmo tempo reduzir as barreiras provocadas pela distância, nada melhor que atribuir uma pessoa de contacto ao novo colaborador para que este, apesar da distância, se sinta acompanhado e integrado na equipa.
Videochamadas diárias – Este é mais um mecanismo fundamental de apoio à integração dos recém-chegados, para discutirem os projetos em que estão a trabalharem e tirarem dúvidas. Devem-se privilegiar as chamadas de vídeo para que os novos colaboradores comecem a estabelecer conexões com os seus pares o mais rapidamente possível, algo que é mais facilmente atingido se conseguirem associar caras a nomes.
Fomentar o feedback – De forma a garantir que a experiência dos novos colaboradores está ser positiva, é importante ter o feedback destes. Só assim a empresa perceberá quais as dificuldades que eles sentiram e proceder as alterações caso sejam necessárias.