Comissão Europeia apresenta Academia de Competências de Cibersegurança

A Academia de Competências de Cibersegurança quer assegurar uma abordagem mais coordenada para colmatar a escassez de talentos no setor da cibersegurança.
No âmbito do Ano Europeu das Competências 2023, a Comissão Europeia apresentou uma Academia de Competências de Cibersegurança “que visa assegurar uma abordagem mais coordenada para colmatar a escassez de talentos no setor da cibersegurança, condição essencial para impulsionar a resiliência da Europa”.
Este organismo vai reunir as iniciativas destinadas a promover as competências em matéria de cibersegurança reforçando, assim, a sua visibilidade e aumentando o número de profissionais qualificados no domínio da cibersegurança na União Europeia (UE), explica o site da Comissão.
Inicialmente, a Academia ficará alojada em linha na Plataforma da Comissão para as Competências e o Emprego na Área Digital. Nela, os cidadãos interessados em seguir uma carreira no domínio da cibersegurança poderão encontrar informações sobre formação e certificações em toda a UE num único sítio.
Posteriormente, a Academia passará a incluir um espaço comum para as universidades, formadores e empresas do setor, ajudando-os a coordenar programas de ensino, formações e financiamento, bem como a acompanhar a evolução do mercado de trabalho no domínio da cibersegurança.
Com esta medida a UE quer assegurar que todos os cidadãos e empresas europeus estão bem protegidos, tanto em linha como fora de linha, e promover um ciberespaço aberto, seguro e estável, uma vez que a dimensão, a frequência e o impacto crescentes dos incidentes de cibersegurança representam uma grave ameaça para o funcionamento das redes e dos sistemas de informação.