Collab ganha financiamento para projeto de Inteligência Artificial
A empresa ganhou um financiamento para desenvolver um projeto de Inteligência Artificial para contact centers.
A Collab, uma empresa europeia de software, que trabalha no desenvolvimento de contact centers multimédia, baseados em arquitetura por IP, acaba de ganhar um financiamento no âmbito do programa Portugal 2020 para investir em inteligência artificial (IA) para contact centers.
O custo elegível do projeto é de um milhão de euros, sendo que o P2020 irá financiar entre 30 a 40% do mesmo. Este apoio vai permitir que a empresa, maioritariamente detida pela Novabase, reforce as capacidades do seu motor de inteligência artificial.
O projeto em causa designa-se AI4CC (Automation & Intelligence For Contact Centers) e tem como principal objetivo desenvolver uma plataforma baseada numa arquitetura de Cloud Computing, dotada de um motor de Inteligência Artificial, que suportará novas funções num Contact Center, e que a Collab designou como Centro de Tomada de Decisão Automática e Inteligente (CTDAI), tecnologia que será aplicada à sua oferta de chatbots.
Os chatbots, refira-se, são sistemas de comunicação, de texto ou voz, que permitem a interação entre um cliente humano e uma aplicação baseada em algoritmos de IA, mantendo um diálogo que permite dar resposta a pedidos de informação ou realizar transações simples.
Foi desenvolvido em colaboração com o centro de investigação UNIDEMI, da Universidade NOVA de Lisboa. Conta com o apoio do P2020 / Lisboa2020 – um acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia para aplicação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) no nosso país.
Com este projeto, a Collab pretende lançar no mercado mundial uma nova geração de centros de contacto.” Esta visão centra-se na resolução dos problemas dos clientes de forma eficaz e definitiva, potenciando a qualidade da experiência do cliente através de customer journeys otimizadas. Durante a execução do projeto, a Collab aceita clientes que queiram prototipar e ajudar a validar a solução”, explicou a empresa em comunicado.








