Início Artigos de Vítor Sevilhano
Vítor Sevilhano

Vítor Sevilhano

Vitor Sevilhano é atualmente sócio da Way Beyond e advisor da BridgeWhat. Foi CEO da Escola Europeia de Coaching de outubro de 2007 a dezembro de 2017. Foi ainda acionista maioritário e CEO do Laboratório da Formação, dedicado ao desenvolvimento de competências de gestão e consultoria. Foi diretor de RH e desenvolvimento organizacional da Portugal Telecom e senior partner e director-geral da Iberconsult. Foi gestor e acionista de uma empresa familiar, director-geral de um laboratório e membro do conselho de administração de uma empresa de dragagem. A par de desenvolver cursos para a Universidade de Lisboa, dinamiza seminários para executivos em gestão estratégica, com contexto público ou privado. Autor de numerosos artigos, casos de estudo e livros, é um experiente coach executivo de executivos seniores. As suas áreas de especialização incluem a gestão estratégica, gestão da mudança, desenvolvimento de liderança, equipas de elevado rendimento, comunicação e coaching de executivos. Formado em gestão pela Universidade de Lisboa, detém um certificado em gestão avançada e gestão financeira pelo INSEAD, França, planeamento estratégico pelo Henley College, Reino Unido, Programa internacional para professores, pela Manchester Business School, Reino Unido, e certificação de coach pelo International Coach Federation.

Contradições e coerência

No mundo atual, a vida e, em particular, a gestão das empresas está cheia de contradições.

Reflexões sobre o talento

Sempre considerei o “Talento” como um conceito difícil de conceber e de explicar. A dificuldade permanece.

O temor reverencial

A razão mais próxima para escrever este artigo está numa conversa com um cliente numa sessão de coaching, na qual o coachee me confidenciava o seu temor reverencial, isto é, alguma falta de à-vontade no diálogo com o superior hierárquico, inibidora de uma conversa mais profunda e produtiva.

A verdadeira atividade transformacional do coaching

Há dias, conversando com o meu filho na Escola Europeia de Coaching, falávamos do verdadeiro propósito de um workshop que estávamos a preparar para uma grande Empresa Portuguesa, sobre o tema Líder Coach, de modo a que fosse útil, a que entregasse valor para os participantes.

Líderes efetivos, carreiras bem-sucedidas

Em março de 2005, lançamo-nos numa aventura editorial: a de publicarmos um livro que fosse o “dois em um” (Cartas ao Futuro - Um Exercício de Cidadania, Editora Monitor).

Lideres que são fonte de inspiração

Somos fãs indefetíveis da dupla de professores da London Business School, Rob Goffee e Gareth Jones. Talvez a sua obra mais conhecida e mais celebrada seja o livro WHY SHOULD ANYONE BE LED BY YOU.