Entrevista/ “É chegada a altura de fazer uma ronda de angariação de capital”

Samuel Pereira, cofundador da Clearis

A Auditis é uma plataforma de Audit, Risk e Quality Management que está a acelerar a sua estratégia go-to-market. O projeto, da Clearis, foi um dos vencedores do Start Up Lab by SRS e o seu fundador explica algumas das metas que pretende alcançar.

A  Clearis é a empresa de TI que está na base da plataforma Auditis, uma solução de  gestão de auditoria, risco e qualidade. O projeto de fintech concorreu ao Startup Lab e foi um dos selecionados para integrar este programa de aceleração. Samuel Pereira, cofundador, quer acelerar o processo go-to-market da solução e este é um bom ponto de partida.

Como surgiu a ideia de criar a plataforma Auditis?
Após desenvolvermos uma plataforma de auditorias para a Volkswagen Autoeuropa, detetámos, sem estarmos a ser pró-ativos no mercado, um conjunto de oportunidades para fornecer uma solução colaborativa de GRC (Governance, Risk & Compliance).

O Auditis foi um investimento pessoal?
Totalmente. A criação Clearis e o desenvolvimento das suas soluções foi sempre com recurso ao investimento dos seus sócios. Estamos seguros que é chegada a altura de fazer uma ronda de angariação de capital para poder alavancar e projetar no mercado as nossas soluções e, nomeadamente, o Auditis, que já provou em produção as suas qualidades. Permitirá, assim, criar novas abordagens comerciais e desenvolver as parcerias que possam dar a visibilidade necessária para o nosso crescimento.

Quais as grandes vantagens de utilização do Auditis e a quem se destina?
O Auditis destina-se a todo o tipo de empresas, independentemente da sua dimensão e tipo de atividade.
Num mundo globalizado e extremamente concorrencial, a avaliação e a auditoria são uma ferramenta fundamental para perceber e gerir as mudanças necessárias ao correto posicionamento no mercado.
O Auditis permite gerir, controlar, acompanhar e avaliar a gestão das mudanças em todas as vertentes da atividade empresarial, nomeadamente, a qualidade, performance, eficiência, gestão, risco e compliance.

Quais os maiores desafios que encontrou no caminho ao desenvolver a plataforma?
A usabilidade e ser configurável de forma a adaptar-se a diferentes realidades

Quem são neste momento os clientes do Auditis?
São médias e grandes empresas que necessitem de avaliar se as suas práticas estão alinhadas com os seus valores corporativos

A Clearis tem uma versão em produção na Volkswagen Autoeuropa. Como surgiu a oportunidade de trabalharem com a VW?
A VW Autoeuropa é nossa cliente desde a fundação da empresa. Alguns dos fundadores da empresa já tinham um histórico de relacionamento com a VW Autoeuropa.

Também têm um acordo de colaboração com a Universidade Nova. Em que é que consiste?
Estabelecemos um acordo há cerca de dois anos. No âmbito da evolução das nossas soluções, recorrendo a tecnologias inovadoras, temos acolhido alguns alunos de engenharia informática para a realização destes trabalhos. Neste momento, estamos a trabalhar em conjunto com a Universidade Nova na definição de duas teses de mestrado.

Quais os objetivos da Clearis a curto prazo?
Produtizar alguns projetos que temos implementado e que identificamos com potencial de serem replicados noutros clientes.

O que o levou a concorrer ao Startup Lab?
Decidimos há poucos meses acelerar o nosso processo go-to-market da solução e identificamos que o Startup Lab seria um veículo privilegiado para o fazer.

Já começou a participar nas sessões de formação do Startup Lab. Como está a decorrer?
Creio que bem. Para a Clearis o conjunto das sessões permite-nos obter uma visão integrada sobre as várias vertentes de análise, que nos vão auxiliar a fazer a preparação para atingir os objetivos de organização e financeiros que pretendemos.

Quais são as suas expetativas?
Com o contributo das temáticas discutidas no Startup Lab agilizarmos a nossa estratégia de posicionamento do produto no mercado e de criação de marca.

Como vê a Clearis daqui a três anos?
Como uma empresa reconhecida no mercado nacional e internacional como fornecedora de soluções na área de atividade dos nossos produtos

Enquanto empreendedor, qual o conselho que lhe deram que se revelou mais útil até hoje?
Estar sempre disponível para confrontar as opiniões, mesmo quando nos parece que a visão com que nos confrontamos possa estar muito desenquadrada da nossa realidade e da experiência que conhecemos.

Comentários

Artigos Relacionados