Carreira estagnada? 5 dicas para dar a volta.

Se acha que a sua carreira está estagnada, siga estas dicas que o vão ajudar a ser reconhecido e a conquistar a próxima promoção.
No início de carreira imaginava que iria ter uma trajetória de ascensão profissional, mas, com o passar do tempo, a evolução esperada não surgiu? E o resultado agora está à vista: sente-se triste e desmotivado porque continuam a existir promoções, mas nunca são para si.
Se se está a sentir estagnado, talvez esteja na altura de rever atitudes e de tomar decisões para dar um boost à sua carreira. Atualizar o seu perfil no LinkedIn não é o suficiente. Por isso, a Forbes partilha dicas que o vão ajudar a dar a volta e a ser reconhecido profissionalmente.
1. Pare de se preocupar com o perfil do LinkedIn
Normalmente, a melhor aposta para um crescimento imediato é focar-se no seu atual empregador, em vez de tentar ser descoberto por um recrutador externo. O que não invalida ter um perfil do LinkedIn atualizado que exponha o seu potencial e partilhe informações atraentes para que possíveis empregadores tenham interesse em contactá-lo. Mas esses dados são apenas um começo de um longo processo de seleção para funções mais seniores.
Se quer crescer rápido, analise a situação do seu atual empregador. Neste emprego, deve ter uma reputação positiva, uma rede de apoiantes e um maior conhecimento sobre como as promoções são atribuídas.
2. Encare a avaliação de desempenho com a perspetiva de crescimento em mente
Não assuma que o histórico do seu desempenho é positivo e reconhecido. Mesmo que o seu empregador tenha um processo de avaliação de desempenho específico, este provavelmente não lhe dará todas as ferramentas necessárias.
Agende uma conversa com o seu chefe, bem como com outros de cargos seniores que têm autoridade para decidir a respeito das funções que deseja. Peça feedback, tendo em mente, especificamente, o seu potencial para essas posições.
3. Dê atenção às lacunas mais relevantes no cargo que deseja
Fazer um bom trabalho na sua atual posição é insuficiente para conseguir um cargo superior. Às vezes, há competências específicas, como em gestão de pessoas ou contabilidade, que não fazem parte das suas responsabilidades atuais. Procure uma maneira de obter novos conhecimentos, enquanto mantém o seu atual emprego – peça para o seu chefe reforçar as suas responsabilidades e voluntarie-se para algo que exija novas competências.
4. Foque-se ativamente em posições superiores de outras empresas
Agora, sim. O LinkedIn volta a ser importante. Para garantir que o seu próximo cargo não seja mais do mesmo, foque-se na procura de funções que permitam um crescimento mais rápido. Uma empresa de maior dimensão pode oferecer essa rapidez. O crescimento pode estar nas responsabilidades que vai receber – uma equipa maior ou um maior orçamento.
Já que o objetivo para deixar o seu emprego é obter novas competências, expertise e experiências na sua trajetória, deve ativamente “vender” o seu potencial a empregadores, recrutadores e a outros tomadores de decisão. O seu currículo e perfil do LinkedIn deverão focar mais concretamente no seu impacto para a empresa e menos na maneira como foi concretizado. Assim, o seu papel não estará confinado a tarefas específicas.
5. Desenvolva competências na sua atual posição, enquanto procura uma promoção
A procura por emprego leva tempo e a seleção para cargos em níveis superiores normalmente demora mais. Enquanto dedica tempo a procurar um novo emprego, empenhe-se em achar oportunidades de crescimento no seu emprego atual. Aprenda nova competências e aumente a sua visibilidade junto de superiores e daqueles com quem pode negociar uma mudança oficial de cargo ou um aumento salarial, por exemplo.