Business Angels: relatório revela aumento dos investimentos no Canadá
Um relatório da National Angel Capital Organization revelou que, em 2016, os business angels investiram mais de 138 milhões de euros em start-ups canadianas.
O relatório da National Angel Capital Organization (NACO), que não inclui todos os investidores canadianos deste tipo, baseou-se na informação dada por 35 grupos de investimento que engloba 3300 business angels (BA) ativos. Realizado pela NACO em parceria com o governo do Canadá, o documento mostra que os grupos de BA realizaram 418 investimentos em 2016, registando-se um total de 138,3 milhões de euros investidos.
O estudo revelou também que a maioria dos investimentos feitos no Canadá são realizados empresas do setor da tecnologia de comunicação e informação, que registou uma fatia de 45% do total de investimentos. O segundo setor com mais investimento foi o de ciências da vida que contou com um total de 15% dos investimentos.
O CEO da NACO, Yuri Navarro, referiu que o relatório da associação é “bastante encorajador”, visto que mostra uma tendência positiva da colaboração entre os BA e as empresas. Refere ainda que o crescente interesse por parte dos BA em start-ups faz com que as pequenas empresas passem de uma fase embrionária que ainda não mostra “pernas para andar” para um nível maturo e com possibilidade de evoluir no mercado.
O relatório mostrou ainda que, em média, houve um investimento de 1,5 milhões de euros por cada negócio. Estes números revelam um aumento de 49% em relação a 2015.
O ministro canadiano com a pasta dos Pequenos Negócios e do Turismo revelou-se feliz com os resultados apresentados no estudo, referindo que “o Governo do Canadá está empenhado em apoiar empreendedores e pequenos negócios a crescerem e evoluírem, e os grupos de ‘anjos’ por todo o país estão a fazer um ótimo trabalho ao investir e trabalhar com start-ups e pequenos negócios de empreendedorismo. Eles não só fornecem investimentos importantes como também ajudam a tornar ideias em novos produtos e serviços”.
Em apenas sete anos, o investimento anual dos BA canadianos passou de 17,8 milhões para 138 milhões de euros. Mais informações sobre o relatório.