Brasileira FCamara investe 4 milhões de euros na Beta-i
A empresa brasileira já possui quatro escritórios na Europa, além do Dubai, nos Emirados Árabes. A parceria possibilitará à FCamara ter operações também na Bélgica e em Boston.
A Beta-i, consultora de inovação colaborativa reconhecida pelo impacto dos seus projetos na Europa e no Brasil, recebeu um investimento de cerca de 4 milhões de euros da FCamara, multinacional brasileira e referência global em transformação digital e inovação tecnológica. Este investimento marca o início de uma parceria que visa acelerar a expansão internacional e amplificar o impacto de ambas as empresas através de soluções integradas de inovação e tecnologia com maior valor para o mercado, explica a Beta-i em comunicado.
“Identificámos a necessidade de estabelecer uma parceria estratégica para expandir o valor entregue aos nossos clientes, através de uma oferta mais robusta e tecnológica para alcançar novos mercados e incorporar mais rapidamente a inteligência artificial nas nossas operações. A FCamara partilha do mesmo ADN empreendedor e, por isso, revelou-se um investidor estratégico com um histórico de elevado impacto no ecossistema de inovação e tecnologia. A nossa colaboração em projetos conjuntos já demonstrou o forte alinhamento cultural entre ambas as equipas, antecipando o sucesso da parceria”, comenta Pedro Rocha Vieira, CEO Global da Beta-i.
“Com este investimento na Beta-i, a nossa estratégia de internacionalização fica ainda mais sólida, assim como a nossa atuação enquanto consultora que entrega planos estratégicos de negócios e de inovação globais. Quem ganha são os clientes de diversos lugares do mundo, que contarão com uma expertise cada vez maior da companhia em projetos globais”, afirma Fabio Camara, fundador e CEO da FCamara.
A empresa brasileira já possui quatro escritórios na Europa, além do Dubai, nos Emirados Árabes. A parceria possibilitará à FCamara ter operações também na Bélgica e em Boston.
A Beta-i continuará a operar de forma autónoma e com a mesma estrutura, agora integrada no ecossistema da FCamara, que já inclui sete empresas. O investimento permitirá à Beta-i amplificar a sua oferta de serviços, incorporando competências em venture building, transformação digital e inteligência artificial, oferecendo aos clientes soluções completas – desde a ideação e estratégia até à execução – contando com o know-how especializado das diferentes empresas do grupo.
A expectativa da FCamara com este investimento é que a parceria constitua uma oportunidade para desenvolver projetos de inovação com elevado impacto global, potenciando o seu crescimento em mercados internacionais e reforçando a sua presença em setores estratégicos como a transição energética, a sustentabilidade e a saúde, onde a FCamara já é premiada como consultora de referência em interoperabilidade de dados (Open Health).
Este ano, o foco das empresas será a expansão na Europa, através do reforço da operação em Bruxelas; e nos Estados Unidos, com a abertura de escritório. O objetivo é alavancar soluções que a FCamara já tem consolidadas, assim como enriquecer as ofertas de consultoria com a expertise da Beta-i em projetos, por exemplo, de transição energética e sustentabilidade.
As duas empresas irão desenvolver ofertas conjuntas voltadas para regiões estratégicas EMEA, América Latina e Estados Unidos. A presença nestas localizações estratégicas permitirá às duas empresas juntar clientes de diferentes geografias em projetos colaborativos com impacto global.








