Bosch vai investir 28 milhões e criar 125 empregos com a Universidade do Porto

O grupo alemão assinou ontem um protocolo de parceria com a Universidade do Porto para o desenvolvimento do projeto Theia, inserido no âmbito da mobilidade inteligente. A iniciativa prevê a contratação de 125 colaboradores e investigadores.

O novo projeto conjunto de inovação da Bosch e a Universidade do Porto, inserido no âmbito da mobilidade inteligente, chama-se Theia – Automated Perception Driving, representa um investimento de 28 milhões de euros e prevê a criação de 55 novos postos de trabalho no grupo alemão em Portugal, bem como o envolvimento de mais de 70 investigadores da instituição universitária.

“O Theia tem como objetivo o desenvolvimento de soluções para melhorar as capacidades sensoriais dos veículos autónomos, através de algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos seus sensores”, revela a Universidade do Porto, em comunicado.

A escolha desta universidade para o desenvolvimento de novas soluções para a tecnologia usada nos carros autónomos “coloca Portugal no mapa das principais inovações a nível da mobilidade inteligente e do futuro”, realça a instituição liderada por António de Sousa Pereira.

“Entre outros pontos, este projeto de inovação vai contribuir para que sejam garantidas as condições de segurança necessárias para a utilização dos veículos autónomos. A ideia é que estes sejam capazes de prever e inclusive ‘escolher’ cenários face ao obstáculo/problema identificado, graças às melhorias dos sensores integrados”, explica a Universidade do Porto.

“Não temos dúvidas que estas parcerias são a chave para impulsionar a inovação, o desenvolvimento científico e a criação de emprego qualificado. É por isso que continuaremos a trabalhar no sentido de promover estas relações que são sinónimo do reconhecimento da qualidade do talento e da dinâmica do ecossistema de investigação e desenvolvimento que existe em Portugal”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados