Banco de Portugal quer ajudar portugueses a usar os serviços financeiros digitais
A Estratégia de Literacia Financeira Digital, desenhada com apoio da OCDE e da Comissão Europeia, pretende capacitar a população para a utilização adequada dos serviços financeiros digitais.
O projeto, financiado pela Comissão Europeia, será implementado pelo Bando de Portugal (BdP) ao longo dos próximos cinco anos, com o objetivo de “capacitar a população portuguesa a utilizar serviços financeiros digitais e contribuir para reduzir a exclusão financeira digital”, noticia o jornal Público.
A Estratégia de Literacia Financeira Digital surge de um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a literacia financeira dos portugueses. A iniciativa não traz dados comparativos com outros países já que é o primeiro que a OCDE realiza.
De acordo com as conclusões do diagnóstico realizado pela organização, 76% dos portugueses utilizavam a internet. Apenas 21% da população que utiliza aplicações móveis do banco diz alterar a palavra-chave com regularidade.
Em Portugal, 10% das pessoas que navega na internet já foi vítima de fraude financeira através de meios digitais, aponta o diário, revela o estudo.
As criptomoedas são também um dos pontos em foco no relatório da OCDE, apontando que 57% dos portugueses desconhece que são ativos que não têm regulação em Portugal.
O inquérito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico foi realizado a uma amostra de 1516 pessoas.