Bahrain EDB junta-se à GrowIN Portugal para apoiar start-ups globalmente

Colaborar na promoção de eventos, promover oportunidades para o desenvolvimento de mercados iniciantes e partilha de informações sobre a evolução dos seus respetivos mercados são alguns dos objetivos que a agência de promoção de investimentos do Reino do Bahrain irá levar a cabo juntamente com a GrowIN Portugal.
O Conselho de Desenvolvimento Económico do Bahrain (EDB), a agência de promoção de investimentos do Reino do Bahrain, celebrou um acordo com a GrowIN Portugal, uma plataforma que ajuda os empresários a incorporar, financiar, expandir e mover as suas start-ups para Portugal. O acordo servirá para promover a cooperação entre as duas organizações, particularmente no que diz respeito ao apoio a start-ups globalmente, durante a atual situação de pandemia.
A EDB e a GrowIN Portugal comprometem-se a “colaborar na promoção de eventos e oportunidades importantes nos seus respetivos mercados, a promover oportunidades para o desenvolvimento de mercados iniciantes nos seus respetivos países, a apoiar as start-ups, organizando reuniões introdutórias com as principais partes interessadas do ecossistema nos dois países e a partilhar informações sobre a evolução dos seus respetivos mercados”, pode ler-se no comunicado enviado pela GrowIN Portugal.
Pakiza Abdulrahman, Head of start-ups do Bahrain EDB, referiu que “esta iniciativa fornecerá o apoio necessário para ajudar não apenas as start-ups do Bahrein e de Portugal, mas também start-ups de todo o mundo. A crise em curso atingiu quase todos os setores económicos, incluindo as start-ups e, em todo o mundo, verificamos uma desaceleração sem precedentes. Ao conectar e, assim, fortalecer os nossos dois ecossistemas, a Startup Bahrain e a GrowIN Portugal estão a fornecer uma alternativa para as start-ups inovadoras que procuram um ambiente favorável, onde possam capacitar a economia digital nos seus respetivos países”.
Já Anas El Arras, CEO da GrowIN Portugal, referiu que “as start-ups precisam de apoio agora mais do que nunca, por isso estamos muito satisfeitos em poder colaborar com a Bahrain EDB para fazer exatamente isso. O Reino do Bahrein e Portugal oferecem ecossistemas de apoio completos, com apoio financeiro, força de trabalho altamente qualificada, infraestrutura digital de ponta e aceleradores de classe mundial. Além disso, cada um de nós fica à porta dos principais mercados: Europa e MENA, respetivamente. Através da combinação de forças, combinando ecossistemas, podemos fornecer um espaço global para acelerar start-ups de todo o mundo e garantir a inovação não é prejudicada pela crise global”.
Hoje, os dois países comercializam diversos itens com foco em produtos de alumínio, papel e algodão. A partir de 2019, o comércio não petrolífero entre os dois países representou quase 22 milhões de dólares (20 milhões de euros), aumentando em relação aos 6,7 milhões de dólares (6,2 milhões de euros) de 2009.
A assinatura do acordo dá-se após a vinda de uma delegação do Bahrain EDB a Lisboa, em outubro de 2019, onde foi anunciado um processo de instalação acelerado para start-ups em todo o mundo, que procuram tirar proveito do ambiente de negócios e de uma comunidade de start-ups bem conectada, através da iniciativa Startup Bahrain.