Avia-te Online quer ajudar agricultores a escoar produtos através do digital
Comprar diretamente aos produtores e ajudá-los a escoar os seus produtos em tempo de crise. É este o objetivo da plataforma Avia-te Online, criada duas empresas portuguesas, que já se encontra disponível.
Chama-se Avia-te Online e já está a funcionar. Trata-se de uma loja online que reúne diversos produtores agrícolas, funcionando como um canal alternativo de vendas, um projeto Techsolum – IT Solutions e SafeAlliance, que conta com o apoio do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos.
“O setor da agricultura é dos que mais está a sofrer com os efeitos da pandemia da Covid-19, sobretudo devido ao facto de trabalhar com produtos perecíveis. Muitas empresas de distribuição de cabazes (que fazem a intermediação entre agricultores e consumidores) deixaram de conseguir dar resposta aos pedidos, e os agricultores, por falta de um canal alternativo, não têm como escoar os seus produtos”, explicam Bruno Matias e Carlos Soares, da SafeAlliance, e Diogo Massena e Samuel Francisco, da Techsolum, os quatro mentores do projeto.
Identificado o problema e a necessidade, as duas tecnológicas juntaram competências, dando origem a um marketplace que visa ajudar os produtores a vender, mas também a recuperar a sua atividade económica. “É um novo canal que está, a partir de agora, à sua disposição, para que possam comercializar os seus produtos, ganhar visibilidade e alcançar novos clientes”, pode ler-se no comunicado enviado pelo Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos.
Aquela que foi uma “conversa entre amigos” transformou-se num projeto que tem também como objetivo “fazer com que muitos agricultores comecem a trabalhar em ambiente digital”. “As compras através de plataformas online registaram um aumento brutal, por força do confinamento. As empresas que aceitem encomendas e que façam entregas em casa têm todas as condições para continuar depois da crise”, exmplicam os fundadores do projeto.
Na plataforma Avia-te Online, disponível também via app (para já apenas para Android), os produtores podem colocar os seus produtos à venda, diretamente para o consumidor final. Os preços e as entregas são da inteira responsabilidade do produtor.
“Neste momento já temos alguns produtores registados e outros interessados em colocar os seus produtos à venda, nomeadamente da Região Norte e Alentejo. O Avia-te Online pretende ser uma montra de produtores, a nível nacional”, referem os mentores do projeto.