Opinião
Aprendendo a Voar: Uma Storytelling com protagonista
A nossa Storytelling começa com a caracterização da protagonista, de seu nome Catarina, estudante universitária em final de curso de Engenharia Eletrotécnica, com elevadas classificações, filha de família de elevado estatuto social, em que a Medicina e o Direito eram os destinos da maior parte dos membros, o que desde cedo lhe fez sentir a necessidade de procurar outros caminhos fora da “zona de conforto” dos seus maiores, buscando um caminho a solo, independente, capaz de satisfazer os seus desejos e ambições.
No início de julho de 2021, recebemos um e-mail de um amigo brasileiro, Claudius D´Artagnan, conceituado professor Catedrático e membro da Academia Brasileira da Qualidade, com quem nos correspondemos regularmente, em que era abordado um tema muito em voga – a Storytelling, a arte de contar histórias.
Segundo o Professor D´Artagnan, esse tema estava a ter grande aplicação no campo da Administração e da Gestão, motivando até o interesse de Instituições prestigiadas, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets, EUA), e merecendo a atenção de académicos famosos como o norte-americano Joseph Campbell, já falecido, que criou um modelo de narrativa que pode ser aplicado a qualquer história, e a que chamou “Jornada do Herói”, constituído por uma série de passos muito bem interligados, e que outro académico, o alemão Klaus Krippendorff, simplificou, numa síntese de quatro passos como seguidamente se descreve:
- Apresente a situação (lugar, momento, pessoas, personagens);
- Mostre um conflito ou problema que interrompe o fluxo normal dos acontecimentos na situação em questão);
- Descreva o conflito e enfatize a atuação dos personagens para o solucionar;
- Resolvido o conflito, revele o que a ação dos personagens fez mudar, tanto na situação inicial como nos próprios personagens).
Confessando ter ficado entusiasmado com o tema e agradecendo pela oportunidade concedida de comentar o interesse do mesmo, entendemos concluir a nossa análise apresentando um artigo que havíamos escrito para uma coletânea de textos com a designação “De Galinha a Águia: o Tempo de Voar”, publicada em Portugal, em maio de 2021, para apreciação do conceituado professor.
Tendo começado o nosso artigo, intitulado “Aprendendo a Voar”, por uma citação extraída de uma recensão de Luciane Régio (2009) ao filme baseado na obra de Richard Bach “Jonathan Livingstone Seagull”, também conhecida como a história de Fernão Capelo Gaivota, e terminando com o poema de Neil Diamond “Be”, momento alto da banda sonora do filme de que o famoso poeta e cantor é autor, a nossa Storytelling começa com a caracterização da protagonista, de seu nome Catarina, estudante universitária em final de curso de Engenharia Eletrotécnica, com elevadas classificações, filha de família de elevado estatuto social, em que a Medicina e o Direito eram os destinos da maior parte dos membros, o que desde cedo lhe fez sentir a necessidade de procurar outros caminhos fora da “zona de conforto” dos seus maiores, buscando um caminho a solo, independente, capaz de satisfazer os seus desejos e ambições.
A continuação da Storytelling? Favor consultar “De Galinha a Águia: o Tempo de Voar”, páginas 193 a 199, Lisbon International Press!
_________________________________________________________________________________
Tito Ferreira de Carvalho é Licenciado em Economia (ISEG), Mestre em Gestão Internacional (UML) e Doutor em Ciência Política (ULHT). A sua carreira docente reparte-se por Portugal, Brasil e Cabo Verde, destacando-se a sua ligação ao Instituto Superior de Gestão, desde 2010, onde é atualmente Professor Catedrático convidado. Exerceu funções de administração de empresas e de formador, sendo igualmente consultor e palestrante.