Amazon e AICEP discutem exportação online

Está marcada para amanhã a primeira conferência Amazon em Portugal. A organização é da AICEP e o tema são os negócios online.

A conferência designa-se “Amazon – O seu parceiro para o negócio online na Europa” e está marcada para amanhã, 9 de maio, em Leça da Palmeira. O evento pretende divulgar junto das empresas portuguesas, “o potencial de negócio e como funciona esta plataforma”,  refere a AICEP, organizadora da conferência, em comunicado.

Ryan Frank,  Head of Marketplace Espanha da Amazon, é um dos convidados e vai explicar às empresas portuguesas a forma de funcionamento da  plataforma, e como esta pode facilitar o acesso das empresas portugueses aos consumidores de diferentes mercados europeus. “A Amazon capacita as PME, e todas as empresas, para atingir clientes em toda a União Europeia com ferramentas self-service que permitem desenvolver o seu negócio de forma económica. Esperamos que esta apresentação abra as portas digitais a novos clientes e a novas possibilidades de negócio em Portugal”,  referiu Ryan Frank.

As diferenças entre o retalho e outros canais de distribuição, as ferramentas disponíveis para melhorar as vendas e as formas de alcançar os milhões de clientes da Amazon, são alguns dos temas que estarão em análise durante a manhã de conferência. O programa integra ainda os testemunhos de empresas nacionais presentes nesta plataforma de ecommerce que vão partilhar com a audiência a sua experiência no desenvolvimento de negócios na Amazon. Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, marcará presença na sessão de abertura da conferência.

A realização desta conferência faz parte do conjunto de iniciativas do Programa Exportar Online, desenvolvido pela AICEP, e é mais uma forma de acompanhar e incentivar as empresas nas suas estratégias de internacionalização online.

Recorde-se que, nos dias de hoje, o comércio eletrónico é uma ferramenta fundamental para o processo de internacionalização das empresas. Em 2021, atingirá, a nível mundial, um valor de 4,8 biliões de dólares, refere o mesmo comunicado. No caso da Amazon é a porta de acesso das empresas a milhões de consumidores europeus através de cinco marketplaces: Espanha, Reino Unido, Alemanha, França e Itália.

“Acreditamos que o crescimento do E-Commerce será uma das tendências a marcar os próximos anos e deve ser uma prioridade para as empresas portuguesas que querem afirmar os seus produtos internacionalmente, especialmente as PME”, salientou Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.

Comentários

Artigos Relacionados