Allard, o histórico restaurante parisiense que não se rendeu à crise
O famoso restaurante da capital francesa, que já atingiu a provecta idade de 88 anos, não se deixou vencer pela pandemia. Meteu mãos à obra e instalou um sistema que mantém o ar sempre em circulação.
Situado no 6.º arrondissement de Paris, o histórico Allard, um restaurante inaugurado em 1932 e que ainda se mantém na localização original, não cruzou os braços perante a crise provocada pela Covid-19. Pôs em prática um redesign interno inédito, após a quarentena, adaptado para a reabertura e a pensar na segurança dos clientes.
Com a liderança de Alain Ducasse, chef com o maior número de estrelas Michelin do mundo, e que assumiu o restaurante em 2013, a equipa do Allard, a par das questões gastronómicas, concentrou-se também nos aspetos de segurança e de distanciamento social.
Com o apoio dos designers Patrick Jouin e Arnaud Delloye, o Allard implementou uma arquitetura “invisível” e um sistema mecânico que garante um equilíbrio dinâmico entre o ar interno e o exterior, graças a um novo processo de filtragem, sem que a decoração original sofresse alterações drásticas.
As áreas de jantar individuais foram separadas por divisórias transparentes, enquanto as tubagens suspensas para a circulação de ar mantém o ar ambiente em constante movimento. O sistema capta o ar externo, filtra-o e volta para o interior. Ao mesmo tempo, o ar interior é aspirado. Funciona silenciosamente mantendo o ambiente o mais limpo e puro possível para que todos se sintam confortáveis e seguros, asseguram os responsáveis do restaurante.
O desafio passou por aliar o design à decoração clássica do restaurante de forma simples e eficiente. Além disso, os menus também passaram a ser contactless e desinfetados após cada utilização.