Alemã Identity.vc anuncia primeiro fundo para apoiar fundadores LGBTQ+ na Europa

O fundo Identify.vc investe em start-ups europeias na fase early-stage com lideranças LGBTQ+. Levantou 15 milhões de um fundo alvo de 50 milhões de euros para apoiar empreendedores.

Com sede em Berlim, Alemanha, a Identity.vc é uma empresa de capital de risco que tem a particularidade de apoiar empreendedores LGBTQ+, posicionando-se como o primeiro fundo do género em tecnologia europeia. O foco do fundo são start-ups com liderança LGBTQ+ em toda a Europa, e não só, com foco em empresas de pré-seed a Série A, em todos os setores.

De acordo com a Identity.vc, estima-se que 15% das start-ups na Europa tenham um fundador LGBTQ+, para os quais o acesso a capital nem sempre é linear. Segundo um estudo da britânica Proud Ventures 35% dos fundadores acredita que a sua capacidade de angariar capital foi afetada pela sua identidade LGBTQ+.

O fundador da Identity.vc, Til Klein, afirmou à Sifted que o problema não é os fundadores LGBTQ+ terem sempre lutado para captar investimento, mas sim o facto de 75% dos fundadores não revelarem a sua orientação sexual aos investidores. “Pensamos que isso é um problema, porque não deviam esconder. Não é bom que invistam a sua energia a esconder algo, em vez de usar a sua energia para a empresa”. Inclusivamente, Til Klein refere que isso também prejudica o relacionamento entre o investidor e o fundador, um relacionamento que deve ser de confiança.

Perante esta realidade, o criador da Identity.vc sentiu que seria oportuno a existência de um fundo focado em LGBTQ+ na Europa de forma a encorajar os fundadores a serem abertos sobre a sua identidade, para que daqui a uns anos isto seja um não tema.

Assim, a Identity.vc investe em start-ups com representação LGBTQ+ na liderança, desde que tenham participação acionista na mesma. Concentra-se principalmente em start-ups europeias, mas pode realizar até um terço dos seus investimentos fora do continente. Tal como outras, a empresa concentra-se nas principais tendências da atualidade como inteligência artificial, sustentabilidade, alterações demográficas e segurança.

O fundo já fez alguns investimentos como, por exemplo, na solução de IA Frontnow, na Omni, que tem ração vegana para cães e para gatos, e na Paxton.AI, um assistente jurídico de IA que facilita pesquisas e elaboração de documentos.

Comentários

Artigos Relacionados