Opinião
Além do Ego: coaching com integridade e foco no cliente

Nos últimos tempos, temos testemunhado uma crescente tendência de mudanças de carreira, impulsionada pelo desejo de renovação e pela busca de uma melhor qualidade de vida. Esta tendência tem sido especialmente evidente nos últimos três anos.
“Dadas as recentes polémicas relativamente ao coaching, permita-me começar por partilhar o meu próprio percurso, no sentido de melhor enquadrar a conclusão deste breve artigo”. Pessoalmente, também fui atraída pela mudança e redescoberta de propósito, uma jornada que me levou ao mundo do coaching, onde encontrei gosto em facilitar a transformação pessoal e em promover uma conexão mais próxima com as pessoas.
Enquanto psicóloga e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, construi uma carreira com o foco nas pessoas num contexto organizacional, tentando potenciar a sua experiência positiva no trabalho. Como parte desse objetivo, procurei fazer formação acreditada em coaching e descobri uma área pela qual fiquei imediatamente cativada e em que via dados e experiência pessoal testemunhei ser verdadeiramente diferenciadora no desenvolvimento profissional e pessoal.
Reconhecendo a vontade de querer fazer a transição do mundo corporativo para o empreendedorismo enquanto executive coach, procurei a orientação de mentores de várias áreas que considero exemplos de liderança empreendedorismo e ética. As questões colocadas foram muitas, mas o feedback recebido reafirmou a minha convicção de que, quando realizado por um profissional devidamente credenciado e cuja experiência profissional em contexto organizacional é de valor acrescentado, o coaching é um poderoso catalisador para o crescimento profissional dentro das organizações.
A formação, junto de escolas reconhecidas nacional e internacionalmente, deverá ser uma das principais fontes de aprendizagem e de desenvolvimento profissional contínuo, no entanto, nem todos os coaches adotam essa abordagem e deixam que o seu ego passe para primeiro plano. Apesar da relutância em admitir, alguns coaches procuram a validação do seu “saber” através das conquistas dos seus clientes, interpretando a superação dos desafios pelos clientes como um reflexo exclusivo do talento do coach. Contudo, e aqui discordo em parte com a literatura sobre esta área de que os clientes melhoram, atingem objetivos, etc., com base naquilo que o coach disse ou fez. O que tenho verificado no trabalho com os meus clientes ao nível de direção e C-Suite, dos mais variados setores – desde imobiliário ao Direito – é que os coachees alcançam os seus resultados essencialmente pelo compromisso, trabalho e consistência que eles próprios colocam no seu desenvolvimento.
O sucesso do coaching depende da construção de uma parceria colaborativa centrada na jornada do cliente e no enorme e diferenciador trabalho que o próprio coloca em SER melhor.
O cliente deverá aproveitar todo o leverage que tem nesta relação para escolher o profissional mais alinhado consigo e com objetivos que pretende alcançar. Assim, e para facilitar o processo de seleção do melhor executive coach, partilho sete questões que podem ser orientadoras (e colocadas):
- Qual é a sua experiência profissional prévia e credenciais para a profissão de coach profissional?
- Que tipo de experiência tem com clientes similares ao meu perfil?
- O que posso esperar numa sessão típica de coaching?
- Como é tratado o tema da confidencialidade?
- Quais os temas que podem ser discutidos (profissionais, pessoais e/ou ambos)?
- Utiliza algum tipo de ferramentas de assessment de personalidade? Se sim, quais e se possui a devida credenciação.
- Como é que mede os resultados/impacto do coaching?
Em suma, selecionar o coach executivo certo é uma decisão crítica que pode impactar significativamente tanto o crescimento profissional quanto o pessoal. Ao fazer estas sete perguntas tem uma linha orientadora que lhe permite encontrar um executive coach que se alinhe com as suas metas, tenha experiência que valoriza e ainda a credenciação necessária para guiá-lo rumo à concretização dos seus objetivos.
Susana Rodrigues é Professional & Executive Coach, HR Senior Consultant e Coach Acreditada (EAC) em inglês e português pela Erickson Coaching International. É ainda membro do International Coaching Federation (ICF) e da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem o mestrado em Psicologia das Organizações (FPUL), uma pós-graduação em Data Analysis in the Social Sciences (ISCTE) e, uma certificação em Leadership Performance pela Cornell University.
É fundadora e executive coach da Susana Rodrigues – Professional Coaching, uma prática integrada e internacional de coaching cujo objetivo é ajudar as pessoas a (re)construir uma vida e/ou carreira equilibrada e de sucesso. Tem mais de 13 anos de experiência profissional e carreira na área dos recursos humanos, a nível nacional e internacional, com passagem por empresas como a Vanguard Properties e a Vieira de Almeida & Associados.