África do Sul lança Business Angel Network

África vê nascer a South African Business Angel Network (SABAN), uma associação profissional para a comunidade investidora em fases iniciais.

A SABAN integra a African Business Angel Network (ABAN), uma organização pan-africana não lucrativa criada com o intuito de encorajar e apoiar o desenvolvimento de uma rede de networking de investidores em fases iniciais por toda a África.

Lançada em Cape Town, é apontada pelo seu cofundador Chris Campbell, como a organização que pretende providenciar a ligação entre o ecossistema de empreendedorismo local e os investidores, bem como apoiar o crescimento de um grupo de investidores que possam beneficiar das mais-valias do networking e da colaboração.

Chris Campbell pretende assim replicar o trabalho desenvolvido pela EBAN (European Business Angel Network) na África do Sul, país em que o empreendedor se encontra sediado.

À margem do evento de lançamento em Cape Town, Baybars Altuntas, chairman do World Business Angel Investment Forum, referiu à iTWeb que “é um risco muito elevado investir a título individual numa start-up. Através da colaboração, um business angel consegue reduzir esse risco”.

Altuntas aponta os business angels como os líderes do mercado mundial do investimento em fases iniciais, referindo que “só em 2015, cerca de 300 000 business angels investiram mais de 24 mil milhões de euros em start-ups e PME nos EUA. Na Europa, e no mesmo período, investiram 5,6 mil milhões de euros”. Altuntas avança ainda que se estima que o valor do mercado global de investimento por business angel ultrapasse já os 47 mil milhões de euros anuais”.

Comentários

Artigos Relacionados