Uma obra que pretende perceber se a pandemia se pode traduzir, ou não, em oportunidades para o futuro de cada um de nós e como a podemos aproveitar a nosso favor. Uma edição da Dom Quixote.

Do que fala
Ainda que a pandemia se trate de uma crise, também pode ser uma oportunidade.  “O que conta na vida, não é o que nos acontece, mas o que fazemos com o que nos acontece.” Ao longo de quase 300 páginas, João César das Neves, o autor, convida os leitores a uma análise dos efeitos da Covid-19 e o início de um novo ciclo económico. Aqui, não se trata de tentar adivinhar aquilo que ninguém pode saber, mas antes de pesar as eventuais influências que esta catástrofe pode ter. Desta forma, pode a presente pandemia ser uma oportunidade para o nosso futuro? O economista procura, assim, responder a dez perguntas: Qual a dimensão da crise?; De onde veio isto?; Como classificar esta crise?;  Como é que isto se trata?; Como reagiu a nossa economia?; Que efeitos no (des)equilibro financeiro?; Como funcionaram as políticas?; Quanto sofreu a nossa sociedade?;  Que efeitos da pandemia no desenvolvimento?; Que futuro para Portugal?

O livro resulta de uma análise e introspeção da realidade que hoje se vive e daquilo que poderá ser o futuro. “Os próximos anos vão ser difíceis, exigentes, perigosos. Os custos vão pesar muito. Mas vamos ter também novas oportunidades e a possibilidade de marcar um novo rumo para a economia, melhor que aquele que resultou da euforia endividada das duas décadas à volta do virar do milénio. Em última análise, isso não depende tanto das políticas do Governo, dos fundos europeus, ou dos equilíbrios mundiais, mas das decisões dos consumidores, aforradores, trabalhadores e investidores de Portugal. Afinal, a recuperação da economia dá-se na economia”.

Quem escreveu
A obra é da autoria de João César das Neves, professor catedrático, doutorado e licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON. Atualmente, leciona nas áreas de Economia e Ética Empresarial no The Lisbon MBA, na Licenciatura, nos Masters of Science e nos Programas para Executivos. É, ainda, presidente da Comissão de Ética da CATÓLICA-LISBON, onde foi presidente do Conselho Científico. É Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas e em Economia (UNL). As suas áreas científicas são a Ética e Social Enterprise e o Foco Setorial é Ética Empresarial.

João César das Neves também foi conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro ministro Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Os diversos livros e artigos que publicou na área de economia centram-se em domínios como o desenvolvimento económico, a macroeconomia, a ética económica e a história económica e do pensamento económico. No âmbito da ficção tem alguns títulos publicados como Crónicas do Céu( 2002), Contos de Natal (2001), Parábolas sobre Jesus (2001) e O Primeiro Dia ( 2003).

Tema Chave:
Pandemia, Covid-19, Economia

Ficha Técnica:
Título: As dez Questões da Pandemia – O Efeito Económico da Catástrofe Covid -19
ISBN: 9789722072113
Edição: abril 2021
Editora: Dom Quixote
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272

Comentários