E quando o Mundo para de repente? O que fazer? De um dia para o outro, nada era como dantes. Fomos obrigados a adaptar hábitos, a criar novas rotinas, a pensar e agir de forma diferente e a considerar novas alternativas. Tanto na esfera pessoal como na esfera profissional encontramos, com mais ou menos esforço, soluções adaptadas e flexíveis em resposta às novas exigências.

De comuns cidadãos, transformámo-nos em heróis. Mudar em tão curto espaço de tempo é um desafio enorme e todos conseguimos. Além de mães e pais dedicados, fomos professores experientes, profissionais motivados, gestores de sucesso… enquanto tudo se agregava, algumas ferramentas tornaram-se a nossa salvação. O digital entrou, sem pedir licença, instalou-se na sala de estar para garantir que não iriamos falhar.

Desta feita, também a formação à distância se tornou numa ferramenta vital, hoje mais do que antes, para o contínuo desenvolvimento das competências destes heróis, privilegiando naturalmente o reskilling e upskilling como formas de aprendizagem, com vista a um maior compromisso lifelong learning.

Ainda que por necessidade e não com intenção, a formação online ganhou novos contornos, tornou-se mais dinâmica, mais robusta, com mais qualidade. Durante anos esta modalidade foi uma segunda escolha, menos desejável, e talvez menos adequada para o desenvolvimento de algumas competências, como é o caso particular das soft skills, em que a relação presencial seria um fator determinante para o sucesso. Sinceros sejamos, era e continua a ser um elemento decisivo na criação de laços entre formador e formando, potenciando a aprendizagem imediata.

A verdade é que nos dias de hoje, a formação à distância já não nos é estranha (até porque conviveu connosco lá em casa durante alguns meses), e por este motivo acredito que hoje nos é mais familiar, mais próxima, mais positiva. Aceitámo-la, apreciamos as suas mais-valias, aproximamo-nos, tornamo-nos entusiastas. De forma recíproca, tanto para quem oferece como para quem recebe, conseguimos “humanizar” a formação digital, que é hoje seguramente mais personalizada, mais customizada… mais individual.

Na minha opinião, hoje a formação online tem muita qualidade, hoje a oferta é mais diversificada, hoje os conteúdos são preparados criteriosamente respondendo ainda mais às necessidades dos formandos, hoje a formação online prevê sessões de feedback individualizado, hoje é mais flexível ajustando-se ao estilo de vida de cada um, hoje a formação digital tem procurado criar percursos de aprendizagem digital personalizados, dinâmicos e estimulantes da aprendizagem permanente.

O mundo mudou e continua a mudar, cada vez mais acelerado e de forma pouco previsível, colocando aos Departamentos e Academias de formação e desenvolvimento de competências das organizações, o desafio permanente de encontrar respostas imediatas, que passam pela criação de novos cursos, conteúdos e dinâmicas, de forma a acompanhar as tendências e a procura.

Neste contexto volátil, é importante manter o foco, sobretudo na relação formador/formando, na partilha de experiências, na análise e na resposta às necessidades individuais, na personalização dos conteúdos a cada um. O digital permite tudo isto!

Conheça os percursos de aprendizagem digital personalizados da VdA Academia. VdA Academia Digital Training Hub. 

Comentários