95% das empresas avaliam positivamente experiência da semana de 4 dias

O projeto piloto sobre a semana de quatro dias envolveu 41 empresas e abrangeu mais de 1.000 trabalhadores. As conclusões do relatório avaliam a experiência de forma positiva.

A possibilidade de conciliar melhor a vida profissional e familiar, a par de níveis de exaustão menores, foram dois dos aspetos destacados pelos trabalhadores que participaram na experiência piloto da semana de 4 dias. Os resultados do relatório foram apresentados esta semana e mostram que 95% das cerca de 40 empresas que aderiram ao “Projeto-piloto semana de quatro dias” em Portugal (situadas em 10 distritos e a operar, sobretudo, nos setores social, indústria e comércio) avaliam positivamente a experiência iniciada em junho e que decorreu durante seis meses. Os níveis de níveis de satisfação, quer das empresas aderentes, quer dos trabalhadores envolvidos são elevados.

No que concerne aos trabalhadores inquiridos, assinalaram o ganho em termos de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar. Se antes da adesão ao projeto essa harmonização era difícil ou muito difícil para 46% dos envolvidos, a percentagem baixou para 8% depois de seis meses de experiência. Por sua vez, 65% dos trabalhadores declararam ter passado mais tempo com a família após o início da redução horária, uma situação que se reflete na redução em 19% dos sintomas de exaustão associada ao trabalho. Verificou-se igualmente a redução de outros sinais negativos a nível de saúde mental: o índice de ansiedade diminuiu em 21%; o de fadiga em 23%; o de insónia ou problemas de sono em 19%.

As conclusões apresentadas referem ainda que, em média, a experiência da semana de quatro dias envolveu uma redução de 13,7% das horas semanais, de uma média de 39,3 para 34 horas, reportada pelas empresas. Em 58,8% das empresas foi proporcionado um dia livre por semana. 41,5% optaram por uma quinzena de nove dias úteis de trabalho.

85% dos trabalhadores inquiridos ponderaria mudar para uma empresa com um funcionamento de cinco dias, após ter trabalhado numa empresa em que vigorasse a semana de quatro dias, mediante um aumento salarial superior a 20%.

Comentários

Artigos Relacionados