6 passos para relaxar nas férias sem pensar no trabalho

Tirar férias tem vários benefícios para a saúde. Contudo, nem sempre é fácil desligar do trabalho. Deixamos algumas estratégias que o podem ajudar.

As férias são para muitos um dos períodos mais aguardados do ano e não é para menos. São uma oportunidade de fazer uma pausa das rotinas preenchidas do dia a dia, sobretudo naquilo que ao trabalho diz respeito, de recarregar baterias e de reduzir os níveis de stress. Ainda assim, nem sempre é fácil esquecer as responsabilidades e afazeres do escritório, o que pode acabar por gerar ansiedade.

Para que tenha mais facilidade em desligar-se nas férias e não pensar (tanto) no trabalho, a Forbes partilha uma lista de estratégias.

1. Estabeleça limites
Reduzir a comunicação com o escritório durante as férias pode ser menos stressante do que cortar totalmente e ficar a pensar no que há para fazer. Sentir que está a ficar para trás na tomada de decisão e perder o controlo pode tornar mais difícil relaxar. Estabeleça uma hora por dia para verificar e-mails ou para fazer chamadas telefónicas.

2. Saiba afastar-se dos seus dispositivos
A velocidade absurda da tecnologia pode ativar a sua resposta ao stress, aumentando a produção de cortisol e dopamina. Aprenda a dominar os aparelhos em vez de ser escravo deles. Implemente toques personalizados para conseguir diferenciar chamadas da sua família, amigos ou dos colegas de trabalho. Não esteja sempre disponível para responder a mensagens instantâneas, para não criar a expectativa de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

3. Organize bem a sua saída e o regresso das férias
Não trabalhe até ao momento de ir de férias e não regresse ao trabalho logo após as férias. Se possível, reserve um sítio para estar durante o dia antes de ir de férias e outro quando voltar para conseguir relaxar.

4. Equilibre as atividades
Nas férias, alterne o seu tempo entre permanecer ativo e o descansar. Uma caminhada na praia combinada com cinco minutos de meditação ajuda a aumentar a endorfina. Acalmar a mente estimula a parte do cérebro que “amortece” os surtos de adrenalina e cortisol que acompanham o stress.

5. Planeie com antecedência
Escolha um colega em quem confia para gerir as tarefas do dia a dia durante a sua ausência e certifique-se de que todos saibam que estará fora. Designe uma pessoa para lhe contatar apenas sobre assuntos pelos quais deseja ser incomodado.

6. Trabalhe para não trabalhar
Pergunte a si mesmo: “Por que me recuso a estar longe do trabalho? O que estou a fazer com a minha mente e o meu corpo quando não folgo?”. Se acredita que o que faz nunca é suficiente, isso pode fazer com que acumule mais tarefas. Verifique o que lhe causa stress para que possa implementar mudanças saudáveis.

 

Comentários

Artigos Relacionados