Entrevista/ 5 questões a Nuno Fernandes, managing partner da Digital Banking Solutions

“Uma start-up deve demonstrar claramente a sua proposta de valor, mostrando como o seu produto ou serviço resolve um problema de maneira inovadora e eficaz”, defende Nuno Fernandes, managing partner da Digital Banking Solutions.

A Digital Banking Solutions (DBS) atua no mercado da banca digital, com soluções direcionadas para o setor financeiro em áreas que vão dos canais digitais, ao core banking, risco e compliance. Nasceu em 2020, tem uma equipa de cerca de 60 colaboradores e trabalho desenvolvido em vários mercados internacionais. Nuno Fernandes, managing partner da Digital Banking Solutions, fala sobre a atividade, o impacto da liderança nos projetos e dos requisitos para atrair investimento.

O que é inovação para si?
Inovação é mais do que implementar novas tecnologias. Do nosso ponto de vista é a procura contínua de soluções que resolvem problemas atuais e que antecipam necessidades futuras. Focando no setor financeiro e nos mercados onde estamos presentes, visa-se com a inovação criar experiências excecionais aos clientes, aumentar eficiência operacional, mantendo na agenda a inclusão financeira.

“Liderança é também sinónimo de visão de futuro, capacidade de inspirar e motivar equipas (…)”.

Qual a competência chave para exercer a liderança hoje em dia?
Se tiver que escolher uma competência chave, sem dúvida a capacidade de adaptação. Num contexto que evolui a um ritmo sem precedentes, ser capaz de se adaptar a novas tecnologias, mudanças de mercado e expetativas dos clientes é crítico. Liderança é também sinónimo de visão de futuro, capacidade de inspirar e motivar equipas, fomentar a inovação contínua e manter uma cultura de abertura e aprendizagem constante, liderar pelo exemplo, com uma abordagem inclusiva e colaborativa.

Uma ideia que gostaria de implementar?
Estou entusiasmado com a ideia de implementar soluções de inteligência artificial (IA) que personalizem a experiência bancária, tornando-a mais intuitiva, segura e conveniente. Imaginamos um sistema em que a IA possa prever as necessidades financeiras dos utilizadores, oferecendo-lhes proativamente produtos e serviços personalizados. Já estamos a trabalhar em algumas provas de conceito em soluções da DBS.

“Deve apresentar um modelo de negócios sólido, com potencial de escalabilidade e uma estratégia clara de entrada no mercado”.

Que argumentos não devem faltar numa start-up para atrair investimento?
Uma start-up deve demonstrar claramente a sua proposta de valor, mostrando como o seu produto ou serviço resolve um problema de maneira inovadora e eficaz. Deve também apresentar um modelo de negócios sólido, com potencial de escalabilidade e uma estratégia clara de entrada no mercado. É crucial ter uma equipa competente e diversificada, com a paixão e a experiência necessárias para superar desafios.

Erros que as start-ups nunca devem cometer?
Desfasamento com o mercado alvo e as necessidades dos clientes, subestimar o valor de uma equipa diversificada e com talento, falta de flexibilidade para ajustar o modelo e, sobretudo, a não existência de um plano de negócios consistente. Na DBS, estamos comprometidos em aprender com o passado olhando para o nosso percurso na consultoria e implementação de soluções na banca dita tradicional e olhar para o futuro com uma abordagem inovadora e adaptável, prontos para enfrentar os desafios do setor financeiro com soluções avançadas e uma equipa motivada.

Comentários

Artigos Relacionados