5 métodos comprovados pela ciência para reduzir o stress

Estudos mostram que ouvir música pode reduzir os níveis de cortisol, cuja função é ajudar o organismo a controlar o stress, e a sensação de ansiedade. Mas há mais formas de controlar a resposta do nosso corpo a uma situação de pressão, segundo a ciência.

Com impactos negativos na saúde e no bem-estar, o stress afeta um número crescente de pessoas e contribui para o aparecimento de outras doenças.

Certamente que já testou os métodos mais comuns como exercitar-se, comer de forma saudável, fazer terapia, meditar ou fazer ioga, que, segundo vários estudos, ajudam a lidar com o stress a longo prazo. Mas quando está stressado pode precisar na hora de uma maneira mais rápida e infalível para gerir o que está a sentir.

Aqui estão algumas maneiras baseadas em estudos para interromper a resposta ao stress e colocar a sua mente num lugar mais calmo, segundo a Forbes.

1. Tomar banho
Tomar um banho pode ser uma maneira estranha, mas eficaz de interromper a resposta ao stress. Fisiologicamente, banhos quentes e frios têm efeitos nos níveis de hormonas e neurotransmissores, desde a redução do cortisol até a libertação de endorfinas e ao aumento dos níveis de ocitocina e dopamina. Os banhos podem até inclusive trazer benefícios adicionais para o cérebro e garantir uma sensação de bem-estar e calma. Quaisquer que sejam os mecanismos por trás desse fenómeno, há algo sobre a água que é incrível para interromper a resposta ao stress e redirecionar a sua mente para um lugar melhor.

2. Passar alguns minutos perto da natureza
Um número crescente de pesquisas descobriu que passar um tempo na natureza é um elemento chave para a saúde mental e física. Um estudo recente descobriu que a natureza teve um efeito importante ​​tanto na depressão como na ansiedade. Trabalhos anteriores já tinham percebido que até mesmo momentos curtos perto da natureza podem afetar o humor. Quanto mais tempo passar neste ambiente, melhor.

3. Respirar para acalmar
Vários estudos nos últimos anos provaram cientificamente o que já sabemos há muito: a respiração pode acalmar a mente. Isso é especialmente verdadeiro se a respiração exalada for mais longa do que a inalada – o que parece dizer ao cérebro que tudo está bem e que não há ameaças. Uma nova pesquisa da Stanford School of Medicine descobriu que exercícios respiratórios seguindo este mesmo padrão, que os pesquisadores chamam de “suspiro cíclico”, tiveram um efeito maior no humor das pessoas do que outros padrões de respiração (e meditação mindfulness).

O autor do estudo, David Spiegel, referiu numa entrevista publicada pela universidade que isso acontece porque pode “desencadear reações autocalmantes do sistema nervoso parassimpático”, que controla a resposta de relaxamento. A melhor parte é que foram necessários apenas cinco minutos de prática de respiração para que os participantes sentissem efeitos positivos no seu humor.

4. Mascar pastilha elástica

Mascas pastilha elástica pode diminuir a sua percepção do stress. Ao longo dos anos, desde 1939, alguns estudos mostraram os efeitos de mascar “chiclete” no stress. Entre as descobertas, pessoas que raramente mascavam chiclete e aumentaram essa frequência relataram uma redução no stress e na ansiedade. O efeito pode não ser suficiente para parar totalmente o zumbido do seu cérebro, mas pode ajudá-lo a sentir-se um pouco mais relaxado.

5. Deixar a música limpar a mente

Instintivamente sabe que a música tem efeitos psicológicos (e fisiológicos) e há pesquisas que confirmam que ouvir música pode reduzir os níveis de cortisol e a sensação de ansiedade, aumentar as endorfinas e as emoções positivas e até afetar a função cerebral. Ouvir músicas especiais que lhe trazem boas recordações é uma estratégia certeira para  o ajudar a reduzir a ansiedade e o stress.

 

Comentários

Artigos Relacionados