Não se deixe abater pelas opiniões ou censuras que os outros fazem de si. Aproveite ao máximo cada relato, cada afirmação, cada declaração favorável ou depreciativa para desenvolver e triunfar nas suas tarefas diárias.

Todos nós já sofremos críticas. Mas será que sabemos lidar com elas? Algumas críticas são boas e deixam-nos satisfeitos, outras são desagradáveis e fazem com que fiquemos furiosos. Mas antes de chegar ao estado de fúria, há que perceber o carácter da opinião que lançaram sobre nós, pois nem sempre possuem sentido depreciativo.

A Forbes compilou uma lista de cinco formas saudáveis ​​de lidar bem com as críticas e de o ajudar a impulsionar a sua carreira.

1. Tenha uma mente aberta
O primeiro passo para tirar vantagens das críticas no local de trabalho é estar aberto a elas. Ouça com atenção o que está a ser dito e reserve um tempo para absorver as informações. Em vez de presumir que aquele que fez a crítica tem alguma implicância, assuma que é honesto e tem boas intenções. Mesmo que o feedback não seja delicado, isso não significa que deve ser prejudicial. Reafirme o comentário para confirmar que ambos estão na mesma linha de raciocínio. Assim, é possível garantir mais tempo para processar e compreender a ideia. Por fim, reconheça a opinião e agradeça por ter sido partilhada.

2. Preste atenção à linguagem corporal
Ao estar ciente da sua linguagem corporal, não cruze os braços e mantenha o contato visual. Diminua o ritmo da respiração para reduzir o nível de stress e permitir que as emoções se acalmem antes de responder e tente manter a sua expressão do corpo recetiva – mantenha os ombros relaxados. Lidar com as críticas no trabalho pode ser desafiador, todavia, agir dessa forma fará com que se sinta menos defensivo.

3. Faça perguntas esclarecedoras
Depois de entender o feedback, faça perguntas esclarecedoras. Concorda com a posição ou é uma completa surpresa? Lembre-se de que é uma conversa e cabe a si assumir o controlo da discussão.

Algumas perguntas que pode fazer:

. Qual é o contexto?
. Pode dar um exemplo?
. O que sugere que eu faça de maneira diferente para resolver esta situação?

4. Programe um follow-up
O planeamento de uma conversa de follow-up demonstrará ao seu chefe que você o ouviu e que quer melhorar o seu desempenho. Desenvolva etapas de ação para resolver o problema estrategicamente e partilhe-as numa reunião. É uma ótima oportunidade para desenvolver um bom relacionamento com o seu superior e fazê-lo sentir-se um parceiro no processo. É também uma excelente oportunidade para oferecer um contra-argumento racional. Ao relatar o seu ponto de vista sem raiva ou atitude defensiva, será mais fácil ser compreendido.

5. Dê a sua opinião
Encontre um mentor, colega ou consultor e partilhe a sua opinião com eles. Essa abordagem é uma boa maneira de obter uma perspetiva diferente de alguém em quem confia.

Comentários