4 passos para delegar autoridade de forma eficaz
Se não consegue fazer tudo, distribua as suas tarefas. Mas há estratégias para ser bem-sucedido ao fazê-lo, segundo a Adecco Portugal. Conheça-as neste artigo.
Saber como e quando atribuir tarefas às pessoas certas é uma competência valiosa. Um gestor eficaz pode delegar nos membros da equipa e assegurar que as tarefas são concluídas.
Segundo a Adecco Portugal, é fundamental garantir que cada colaborador compreenda com precisão o que se espera de si. Delegar bem requer que as expetativas estejam claramente definidas, que o processo seja acompanhado e os resultados avaliados.
A consultora de recursos humanos sugere um conjunto de medidas que garantem que a autoridade é delegada de forma eficaz.
1. Atribuição de Tarefas
Escolher o(s) colaborador(es) com a especialização necessária para completar a tarefa.
2. Estabelecer expetativas claras
Comunicar as tarefas que está a atribuir ao(s) colaborador(es), detalhar as expetativas e estabelecer prazos para tarefas urgentes. O esclarecimento das expetativas desde o início fornece a orientação de que necessitam para iniciar imediatamente o trabalho e completá-lo de forma correta e eficiente.
3. Acompanhar regularmente o processo
Pedir atualizações regulares aos colaboradores para acompanhar o progresso de cada tarefa delegada, por exemplo através de reuniões regulares. Ao monitorizar o progresso, podem corrigir-se erros ou dar orientações para assegurar a conclusão atempada de cada tarefa. Esta é também uma forma de estar disponível em caso de dúvidas ou preocupações.
4. Responsabilidade prática
Avaliar a qualidade do trabalho para garantir que os membros da equipa o estão a completar corretamente. No caso de uma delegação temporária de autoridade, esta etapa pode envolver uma revisão uma vez concluída a tarefa. Já no caso de uma delegação de autoridade permanente, será necessário realizar revisões de desempenho ocasionais. Seja a avaliação positiva ou negativa, o feedback deve ser construtivo.








