4 lições para tirar grandes projetos do papel em 2021

Herbert Lui decidiu tirar do papel o projeto de escrever um livro durante a pandemia de Covid-19. O autor dá alguns conselhos para enfrentar um desafio que, à primeira vista, parece ser impossível de concretizar, tendo em conta a sua experiência.

Durante a pandemia da Covid-19, Herbert Lui decidiu tirar do papel o projeto de escrever um livro. O autor de “There Is No Right Way to Do This” (“Não há forma certa de fazer isso” , em tradução livre) tinha demorado anos para abrir mão do seu perfeccionismo e de encarar as páginas em branco do ecrã do computador.

No entanto, isso mudou nos últimos meses e Lui acabou por publicar um livro sobre dicas de criatividade. Num artigo publicado no site Fast Company, Lui, que inspirou-se em Shakespeare que escreveu durante a peste e em Isaac Newton que inventou o cálculo enquanto estava isolado, dá alguns conselhos para tirar grandes projetos do papel em 2021, tendo em conta a sua experiência no último ano.

1. Baixe a exigência para tornar tudo mais fácil
Embora tivesse editado o livro  “The World According to Kanye” (“O mundo de acordo com Kanye”, em tradução livre), Lui não tinha escrito nenhuma obra anteriormente. Então, nem tinha a certeza se conseguiria fazê-lo. Para diminuir as expectativas, evitou que fosse chamado “o meu primeiro livro”. Era, para si, apenas “um livro”.

Lui começou a tirar as inspirações de livros relativamente pequenos. Ele afirma que genuinamente gostou e respeitou esses autores e os seus livros, então não sentiu que estava a conformar-se com o objetivo de diminuir o número de palavras.

2. Organize a sua pesquisa
Lui afirma que o Google Docs pode ser um “cemitério de livros em potencial”, já que é um espaço em que as coisas saem do controlo. É importante organizar ideias e pequenos textos com algum sistema de anotações, que garanta estrutura.

3. Escreva e edite, escreva e edite
Ao longo de um processo para fazer algo grande, Lui  afirma que o importante é ter claro o que deve ser feito. No caso de escrever um livro, é simplesmente parar e escrever. “Todas as semanas, eu sabia o que era preciso ser feito, graças às minhas revisões semanais”, afirma no artigo.

Lui comenta que praticou o suficiente para que os primeiros rascunhos lhe saíssem bem. Então, editou tudo duas vezes e depois trabalhou com um revisor.

4. Dê um passo de cada vez
O escritor também afirma que tentou manter a cabeça fria e as expectativas baixas. Uma dica foi ter falado sobre o projeto com poucos amigos, para evitar a sensação de pressão.

“Eu não pretendia que este livro me tornasse num autor de Shakespeare, mas apenas uma maneira de aprender a escrever um segundo livro melhor”, conta.

Como conselho final, revela que fez o seu melhor, estabeleceu e cumpriu o prazo. Segundo ele, as expectativas baixas podem garantir um resultado melhor.

Comentários

Artigos Relacionados