2 livros que mudaram a vida do cofundador do Google
Há livros capazes de mudar a vida de quem os lê. Sergey Brin, cofundador do Google, aponta dois livros que considera serem responsáveis por ter dedicado a sua vida profissional à interação entre a criatividade e a tecnologia.
Por vezes as opções de carreira que cada um toma são claras desde tenra idade. Outras vezes são despoletadas por acontecimentos ou mesmo por livros que leram ou filmes que viram.
Sergey Brin, que criou o Google com o seu colega de doutoramento Larry Page em 1996, quando estudavam em Stanford, na altura ainda a desenvolverem o que viria a ser o conhecido motor de busca, é um deles.
Hoje a empresa que cocriou está avaliada acima dos 450 biliões de dólares (cerca de 419 mil milhões de euros) e continua a sonhar em revolucionar a tecnologia no mundo.
Numa entrevista concedida por Sergey no ano 2000 à Academy of Achievement, quatro anos antes da entrada da empresa em bolsa, partilhou alguns dos livros que o tinham inspirado a dedicar a sua carreira à interação entre a criatividade e a tecnologia.
- Surely You’re Joking, Mr. Feynman, de Richard P. Feynman
Richard P. Feynman (1918-1988), galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1965, publicou em 1985 o livro que Sergey Brin destaca e que é apontado como o que melhor introduz ao trabalho que o físico desenvolveu.
Brin, ao referir o livro, mencionou que Richard P. Feynman, “para além dos grandes contributos que deu no seu campo de estudo, era uma pessoa com uma mente muito aberta”. Sobre o livro acrescentou: “Lembro-me que havia uma parte em que explicava como queria mesmo muito ser um Leonardo [da Vinci], um artista e um cientista. Achei isso muito inspirador. Acho que é isso que nos leva a ter uma vida gratificante”, acrescentou.
Título: Surely You’re Joking, Mr Feynman: Adventures of a Curious Character
Sinopse: Richard Feynman, vencedor do Prémio Nobel de Física, é próspero em escandalosas aventuras. Neste livro reconta, na sua voz inimitável, a sua experiência na negociação de ideias sobre física atómica com Einstein e Bohr, bem como ideias de jogo com Nick The Greek (Nicholas Andrea Dandolos, jogador profissional e grande apostador de Rethymnon, Creta); como arrombar os cofres que guardam os mais bem protegidos segredos nucleares; acompanhar um ballet num dos seus tambores bongô; ou pintar o nu de uma toureira. Este livro reúne a excêntrica vida de Feynman, uma inflamável mistura de grande inteligência, ilimitada curiosidade e irrefletida audácia.
Autor: Richard Feynman, físico norte-americano do século XX, foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica e Nobel de Física de 1965. Feynman foi pioneiro na área de computação quântica, introduzindo o conceito de nanotecnologia. Licenciou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts onde, em colaboração com Manuel Sandoval Vallarta, publicou um artigo sobre os raios cósmicos e a solo um sobre forças moleculares. Pós-graduado no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, sob a orientação de John Archibald Wheeler, desenvolveram em conjunto uma teoria de eletrodinâmica clássica equivalente às equações de Maxwell. Participa também do projeto Manhattan.
Tornou-se professor da Universidade de Cornell e em seguida do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde foi professor durante 35 anos em 34 cursos, 25 deles de pós-graduação avançada e os restantes introdutórios de pós-graduação, exceto o curso de iniciação à física ministrado a alunos dos 1° e 2° anos durante 1961-1962 e 1962-1963, cursos que deram origem a uma das suas mais conceituadas obras, o Feynman Lectures on Physics publicado originalmente em 1963. Dois anos depois, em 1965, Feynman recebeu o Nobel de Física pelo seu trabalho na eletrodinâmica quântica. A ele se deve a conceção da ideia de computação quântica.
ISBN: 978-0393316049
Editor: W. W. Norton & Company
Páginas: 352
- Snow Crash, de Neal Stephenson
Brin declarou-se fã de ficção científica, sendo o aclamado livro de Neal Stephenson “Snow Crash” um dos seus preferidos. Este foi mencionado, em 2010, pela Time como um dos 100 melhores livros de ficção publicados em inglês desde a criação da revista em 1923.
Brin referiu mesmo que “este livro estava 10 anos bem à frente do seu tempo (…) É quase como uma antecipação do que vai acontecer e achei isso mesmo muito interessante”.
Esta complexa e divertida história de Neal Stephenson prevê o erguer das redes sociais e do que viria a ser em 2004 o Google Earth.
Título: Snow Crash
Sinopse: No mundo real, Hiro Protagonist entrega pizzas na CosaNostra, pizzaria controlada pela organização mafiosa do tio Enzo. Mas, no Metaverso, Hiro é um príncipe samurai. Um novo vírus tem vindo a derrubar hackers por todo o mundo e Hiro parte numa perigosa jornada para encontrar e destruir o sombrio vilão virtual que ameaça não só a existência daquele universo virtual como da própria realidade. Com um enredo eletrizante, repleto de ação e escárnio, trata-se de uma obra fundamental para fãs de ficção científica e da cultura cyberpunk.
Autor: Neal Stephenson nasceu em 1959. O seu primeiro grande sucesso surgiu com o romance Snow Crash, em 1992. Três anos depois, Stephenson alcançou o reconhecimento internacional como autor de ficção científica com o livro The Diamond Age (1995), sendo galardoado com os prémios literários Hugo e Locus e incluído entre os finalistas do prémio Nebula. O Cryptonomicon, de 1999 (Prémio Locus 2000), tornou-se num livro de culto para os hackers e os fãs do mundo informático. Os seus livros encontram-se traduzidos em vinte línguas, tendo sido galardoado em 2004 com o Prémio Literário Arthur C. Clarke.
ISBN: 978-0553380958
Editor: Del Rey
Páginas: 440