40 sociedades com 18 milhões para start-ups

São 18 de 26 milhões que agora encontram quem investirá em boas ideias e melhores negócios.

Já são conhecidas as sociedades que receberão a maior fatia do bolo total de fundos públicos, no âmbito da linha de financiamento a business angels, com o fim de investirem quantias relativamente pequenas nas fases iniciais das start-ups. Ficam ainda disponíveis 8 milhões de euros para uma segunda fase.

Este financiamento tem como fim fomentar o investimento em start-ups por capitais privados, acompanhados de dinheiro público.

Foram recebidas pela Instituição Financeira de Desenvolvimento – IFD, vulgarmente conhecida por banco de fomento, 87 candidaturas. Das candidaturas apresentadas, 72 foram consideradas “elegíveis”, tendo sido 40 as que acabaram por ter fundos alocados, segundo o relatório preliminar da deliberação do júri a que o Link To Leaders teve acesso.

Os montantes atribuídos vão entre os 40 mil e os 750 mil euros, o máximo permitido pelas regras e atribuído a 13 das sociedades selecionadas.

Nas classificações ganharam a dianteira a Semeia Ventures, que lhe viu serem atribuídos 750 mil euros, seguida da Startup Braga, com 658 mil euros, e da Ganexa Seed Capital, igualmente com 750 mil euros.

Segundo as regras do IFD, os fundos atribuídos a cada sociedade poderão ir até um máximo de 65% do total do financiamento, tendo os restantes 35% de ser obrigatoriamente de investimento privado.

Comentários

Artigos Relacionados