10 truques para nunca mais chegar atrasado ao trabalho

O seu despertador toca, mas o seu cobertor e a sua cama acabam por convencê-lo a ficar mais 5 minutos. Resultado: chega atrasado ao trabalho. Conheça dicas simples que podem acelerar a sua rotina matinal e transformá-lo num “relógio suíço”.

No nosso país é aceitável chegar um pouco depois do horário combinado para um encontro pessoal ou até profissional. Mas tudo tem limite. Ainda mais quando a má gestão do tempo resulta em atrasos quase diários na rotina de um profissional que não conta com horários flexíveis.

Além de atrapalhar a produtividade, chegar tarde demais ao escritório pode-se tornar num motivo de culpa e até de vergonha para muitos profissionais. Mas como sair desse ciclo vicioso? Para evitar este tipo de situações e garantir que não chega atrasado aos seus compromissos profissionais, o site brasileiro Exame enumera algumas dicas. Ora veja.

  1. Não beba café depois das 17h

Uma boa noite de sono é fundamental para acordar mais facilmente de manhã e, assim, evitar atrasos. Por isso, é importante eliminar qualquer elemento que prejudique o seu descanso. Se para algumas pessoas a ingestão de cafeína quase não afeta o funcionamento do organismo, para outras as consequências de uma chávena de café são bem visíveis. Se faz parte do segundo grupo, é melhor evitar bebidas que contêm a substância no final do dia. Segundo um estudo publicado no “Journal of Clinical Sleep Medicine” , consumir 400 mg de cafeína até 6 horas antes de dormir prejudica o sono. Os participantes do estudo que ingeriram o estimulante no fim da tarde dormiram uma hora a menos do que aqueles que não beberam café.

  1. Evite olhar para ecrãs luminosos antes de dormir

Outro hábito noturno que precisa de ser eliminado – ainda que pareça quase impossível nos dias de hoje – é a exposição a dispositivos tecnológicos como telemóveis, tablets e computadores antes de se deitar. O problema é que a luz artificial dos ecrãs, especialmente nas cores azul e branca, atrapalha a produção de melatonina, a hormona que prepara o seu organismo para o sono. Para dormir mais rápido e acordar com disposição no dia seguinte, dedique-se a atividades “offline”, como ouvir música ou ler um bom livro.

  1. Configure o alarme para a hora de dormir

Se se distrai facilmente à noite e acaba por se deitar tarde, pode ser interessante contar com um alarme noturno na hora de dormir. O som não será tão poderoso quanto um estridente despertador matinal, mas pode servir como um lembrete de que já deveria estar deitado.  A vantagem é que mexe com o seu psicológico:  passa a ter consciência de que todo o tempo que passar acordado depois do alarme está a ser retirado ao seu descanso.

  1. Não durma demais

Poucos sabem que exagerar nas horas de sono também pode ser prejudicial. Especialistas da Escola de Saúde de Harvard dizem que quem dorme mais do que 8 horas por noite, a quantidade ideal de repouso para a maioria das pessoas, tem mais probabilidade de sentir fatiga quando acorda e durante o dia. O ideal é descansar o suficiente: nem a mais, nem a menos do que o seu corpo precisa. Isso vale inclusive aos fins de semana.

  1. Crie rituais noturnos

Os seres humanos são procrastinadores natos: adiam até a hora de dormir, como investigadores holandeses já comprovaram. Uma boa tática é estabelecer uma rotina de atividades divertidas e estimulantes que funcionará como uma espécie de preparação para o sono. Em vez de escovar os dentes, a sua última atividade antes de dormir pode ser ouvir uma música relaxante ou ler algumas páginas de um bom livro. O estímulo para se deitar cedo tornar-se-à muito maior.

  1. Coloque o despertador longe da cama

Desligar o botão que interrompe o ruído estridente do alarme e reestabelece a paz do quarto é quase um instinto natural. A ação torna-se muito fácil se o relógio estiver por perto. Para evitar a tentação, um truque velho, mas infalível, é posicionar o despertador do outro lado do quarto. Isso obrigá-lo-á a levantar-se da cama para interromper o barulho, o que por si só pode ajudar a despertá-lo. Só não vale dar meia volta: assim que se levantar, passe longe da cama e comece imediatamente a sua rotina de preparação.

  1. Programe a sua máquina de café

Alguns modelos de máquinas de café podem ser programados para funcionar num horário determinado. Uma boa ideia é que a máquina comece a preparar a bebida na hora em que precisa de acordar. Isso fará com que a casa seja invadida pelo aroma inconfundível do café, um estímulo bastante eficaz para o tirar da cama. Além de delicioso, o cheiro do café tem propriedades que ajudam o cérebro a despertar, diz um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

  1. Assuma a responsabilidade de acordar outra pessoa

Algumas pessoas são motivadas por obrigações. Estabelecer o compromisso de acordar alguém, como um filho, pode ser uma ótima tática para quem tem esse perfil. Se ceder à tentação de ficar alguns minutos a mais na cama, não estará a prejudicar-se apenas a si, mas também alguém que lhe é querido.

  1. Faça desporto de manhã

Assumir compromissos matinais é uma estratégia inteligente para acordar com mais facilidade. A ideia é ter uma obrigação diária antes do horário de trabalho, como uma aula de ioga ou uma sessão de exercícios no ginásio. É preciso que a atividade tenha regularidade e não admita faltas. Outro ponto fundamental é que seja interessante para si. Se não lhe trouxer nenhum tipo de prazer ou recompensa, não funcionará como um reforço psicológico para sair da cama.

  1. Tenha sempre algo para fazer ou programado

Já percebeu que sair da cama é muito mais fácil quando há algum evento especial programado para aquele dia? Esse é o poder da ansiedade em ação. Como a rotina não é feita de grandes acontecimentos, o segredo está em descobrir pequenos prazeres. Vale a pena pensar, na noite anterior, sobre quais são as recompensas que o dia seguinte lhe reserva. Do início de um novo projeto na empresa a um almoço com um velho amigo, qualquer evento pode servir como incentivo para se levantar da cama e começar um novo dia.

Comentários

Artigos Relacionados