10 avanços tecnológicos que devem surgir até 2030, segundo especialistas

Desde carros voadores, passando por cozinhas inteligentes e visão de longo alcance, e terminando nos ecrãs personalizados LED, saiba o que especialistas esperam para o futuro.
O que espera da tecnologia em 2030? O The Wall Street Journal colocou esta questão a um grupo de especialistas. O objetivo era tentar prever quais seriam os avanços tecnológicos mais importantes da próxima década. Confira as respostas abaixo.
1. O jantar não vai ficar queimado
“O forno do futuro basicamente dará a mesma conveniência que um micro-ondas. Só que a qualidade será equivalente à de um restaurante e terá total controlo do resultado”, diz Dave Arnold, inventor e proprietário da empresa de desenvolvimento de ciência alimentar Booker and Dax. Tecnologias do tipo já estão disponíveis atualmente, mas apenas em equipamentos ultra-premium.
2. Bicicletas serão inteligentes
A próxima geração de bicicletas está a chegar e já possuem integração com aplicações e outros dispositivos tecnológicos. Isso torna todo processo mais automatizado.
3. Seremos diagnosticados através de comprimidos
Aplicações como Fitbits ou Amazon Halo já estão no mercado com a proposta de recolher dados precisos sobre a sua saúde. Mas, no futuro, isso acontecerá de outra forma. Nas palavras de Lucas Werthein, fundador e chefe de tecnologia e produção da consultoria de inovação Cactus, isso “acontecerá dentro do corpo”. “Com o uso generalizado da nanotecnologia, as pessoas serão capazes de engolir um comprimido e ter todos os aspetos de sua saúde analisados em tempo real”, diz.
4. Teremos uma supervisão
Óculos de realidade virtual ou mesmo implantes óticos serão uma realidade, dando ao utilizador “uma visão sobre-humana, como se possuísse raios-X nos seus olhos”, disse Ramesh Raskar, fundador do Camera Culture Group do MIT. Outras inovações? Poderá “ler um livro sem abri-lo”, explica Raskar .
5. Pequenas TVs serão uma tendência
Os ecrãs planos de hoje serão insignificantes em comparação com o nível de personalização dos ecrãs de LED do futuro, disse Chris Smith, diretor da consultoria de tecnologia TheCoTeam. Seremos capazes, disse, de “criar algo que cubra toda a área da superfície ou plano visual de um espaço”, muito maior do que um ecrã tradicional de 100 polegadas. “Imagine que o ecrã em repouso seja um papel de parede. Pense como se fosse um brinquedo, no qual junta peça por peça para construir algo maior”. Acrescentou.
6. Alimentar-nos-emos de forma mais inteligente
Placas que usam inteligência artificial vão “mostrar aos clientes as informações de que precisam para se manterem saudáveis”, disse Linda Pouliot, cofundadora da Neato e Dishcraft Robotics. As “placas inteligentes” serão capazes de detetar bactérias e vírus, mostrar como são os alimentos frescos e testar a presença de alérgenos como o amendoim. “Pode até mostrar calorias, mas provavelmente não adicionaremos esse recurso a um prato de sobremesa”, explicou.
7. Vamos usar as nossas cabeças
Algum dia, seremos capazes de realizar tarefas simples de tecnologia, como pagar a conta do supermercado ou escolher uma resposta a um texto, com controle mental. Fones de ouvido ou outros acessórios compactos substituirão os emaranhados de fios e pilhas de sensores atualmente necessários para qualquer interface que conecte o cérebro ao computador.
8. Os nossos carros serão movidos a “energia verde”
Charity Everett, especialista em realidade virtual, prevê que a tecnologia continuará a influenciar o setor automóvel. Mais do que o carro, ela irá influenciar os combustíveis, que passarão a ser compostos por algas. “Qualquer combustível fóssil que queima é geralmente uma forma envelhecida de algas”, disse. “Quando elimina os milhões de anos de envelhecimento, obtém o combustível direto da fonte, um combustível que é literalmente verde”, afirmou.
9. Um futuro brilhante à frente
Uma lâmpada LED comprada hoje pode não precisar de ser trocada durante uma década. Mas, em dez anos, a iluminação pode vir de lasers, difundidos por meio de espelhos ou fibra ótica. Os faróis de alguns carros da BMW já recorrem a esta tecnologia. Com o tempo, esta inovação chegará a outros setores da nossa vida.
10. Vamos poder voar – mas nada de mochilas voadoras
Mike Hirschberg, diretor executivo da Vertical Flight Society, diz que em breve o céu estará repleto de carros voadores. Ele vê os veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) como parte integrante da paisagem urbana do céu, como os autocarros de aeroportos, transporte médico de emergência e táxis aéreos. Quanto ao sonho dos jetpacks, ele diz: “muito barulhento e com alcance limitado”.