1 600 milhões de euros em linhas de crédito para PME portuguesas

Governo português lançou hoje cinco linhas de Crédito Capitalizar para pequenas e médias empresas (PME), no âmbito do programa Capitalizar, num total de 1 600 milhões de euros.

O Governo português acaba de anunciar o Crédito Capitalizar, que integra cinco linhas de financiamento destinado a PME, com montantes por empresa entre 25 mil e dois milhões de euros.

A linha Micro e Pequenas Empresas integra 400 milhões de euros com o objetivo de potenciar o acesso a financiamento para investimentos em ativos e reforço de capitais para aquelas empresas.

Já a linha Fundo de Maneio, com um montante atribuído de 700 milhões de euros, pretende complementar a linha do IFD, alargando as restrições do uso de operações para reforçar o Fundo de Maneio ou Capital.

A linha de Plafond de Tesouraria contempla 100 milhões de euros e pretende apoiar a introdução de plafonds de crédito em condições acessíveis para todas as empresas, enquanto que o instrumento de Investimento Geral, também com 100 milhões de euros, tem como objetivo financiar investimentos em ativos com elevado prazo de recuperação.

A linha Investimento Projetos 2020 integra 300 milhões de euros.

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, refere que com “o lançamento destas novas linhas, no montante de 1 600 milhões de euros, vamos ter um conjunto completo de instrumentos de financiamento às empresas que inclui instrumentos de investimento de projetos 2020, de plafond de tesouraria ou maneio, respondendo de forma ampla e abrangente às necessidades de todas as empresas portuguesas”.

“São linhas que pretendem dar dinheiro às empresas com prazos mais favoráveis do que a banca consegue conceder, como também spreads mais baixos, permitindo assim às empresas, em particular às pequenas e medias empresas financiarem-se num contexto mais amplo do que as linhas que já tínhamos lançado anteriormente”, afirmou o governante.

Comentários

Artigos Relacionados