O Yupii Meal reúne numa maleta todos os utensílios essenciais para as refeições de uma criança. Ideal para utilizar em qualquer lugar, este produto promete facilitar a vida aos pais quando os filhos resistem às refeições.

Sempre que saía com a filha a restaurantes, a casa de familiares e amigos ou para um simples piquenique, António Monteiro deparava-se com uma logística complicada para transportar os utensílios necessários para as refeições desta. A solução passava por colocar todos os utensílios imprescindíveis – pratos, colher, copo, garfo – num saco ou mochila, onde acabavam por ser transportados desordenadamente. Tudo mudou quando decidiu pôr mãos à obra e criar uma solução que ajudasse todos os pais a conseguirem realizar esta tarefa de uma forma mais simples e prática. Assim nasceu o Yupii Meal.

Como surgiu o Yupii Meal?
Sentimos que deveria existir algo que nos ajudasse nas saídas a com nossa filha. Procurámos no mercado nacional e nas marcas internacionais, no entanto não  encontrámos uma solução satisfatória… Seríamos nós a encontrá-la. A ideia começou a tomar forma: pensámos no acondicionamento, no transporte ordenado e higienizado dos utensílios; pensámos no funcionamento seguro da refeição (visto o encaixe dos pratos e do copo diminuir o risco de derrube da comida e da bebida); pensámos na possibilidade da limpeza dos utensílios, no regresso a casa; pensámos na introdução dos diferentes alimentos e na resistência exercida por muitas crianças face à alimentação, logo uma vertente de entretenimento torná-la-ia mais agradável; pensámos nas vertentes lúdica e educativa desta ferramenta, que, através da adaptação do equipamento eletrónico (telemóvel, tablet, …) e, claro, de acordo com a ideologia dos pais, permitissem que a refeição pudesse ser ordenada, serena, um momento de prazer, podendo ser acompanhada de música, de imagens e de vídeos adequados a cada criança. O Yupii Meal é um utensílio inovador, idealizado para solucionar uma lacuna existente na puericultura leve, criando momentos únicos nas nossas famílias.

Quais as maiores dificuldades e desafios que encontrou pelo caminho?
Posso dizer que o mais fácil foi mesmo a idealização do Yupii Meal, pois todo o restante processo foi um árduo caminho a percorrer, desde o capital necessário, o seu desenvolvimento e a sua normalização, até ao produto estar na prateleira, pronto a vender ao cliente final. As dificuldades foram muitas e os desafios imensos!
Sendo a minha formação académica ao nível da Engenharia Civil, e com um percurso profissional nesta vertente, foi tudo menos fácil imergir num projeto que se distanciava da minha área de conforto. O desafio, a vontade e o acreditar no sucesso do Yupii Meal fez com que todos os obstáculos fossem ultrapassados.
Neste momento, posso afirmar, com satisfação, que a Yupii Feel possui um produto inovador, ágil e moderno, inserido no mundo da puericultura leve, cumpridor das normas de segurança e de qualidade, que visa tornar a vida diária mais fácil aos pais ativos que querem o melhor para seus pequenos.

O que distingue esta marca de outras já existentes no mercado?
É uma marca jovem, feita por jovens para jovens, pensando nos pais ativos que pretendem soluções inovadoras, práticas e reais para os seus filhos. A Yupii Feel pretende a diferenciação pela originalidade, pela inovação e pelo design dos produtos!

A alimentação infantil é cada vez mais uma preocupação dos pais?
Sem dúvida que sim! Na minha opinião, os pais estão cada vez mais fundamentalistas relativamente às questões alimentares dos mais novos, preocupando-se com as quantidades, a qualidade dos alimentos e com os momentos das refeições, tentando, assim, criar hábitos saudáveis nas crianças. Como pais, tentamos ter uma alimentação equilibrada, consciencializando, desta forma, os nossos filhos pelo exemplo. Por vezes, devido à nossa exigência profissional, não é uma tarefa fácil. Porém, penso que os pais de hoje estão a conseguir ultrapassar essa barreira.

E o momento da refeição?
É um momento muito importante para as famílias, contudo pode tornar-se num caos…. Nós, pais, já presenciámos esses momentos. O Yupii Meal não foi pensado para utilizar diariamente nas horas das refeições, mas também pode ser eficiente nesses momentos, tal como nos de saída. Passo a explicar: retirando facilmente a tampa (conjunto protetor/ introdução de aparelho lúdico), pode utilizar a base do Yupii Meal somente como tabuleiro de refeição e pode ainda utilizar todos os utensílios principais (copo, prato fundo e raso, colher e garfo).

Saliento que, durante a sua utilização, os pratos têm um sistema de fixação à base e o copo encaixa num compartimento próprio para evitar derrames acidentais. Assim, até em casa pode transformar o momento de caos de uma refeição num momento harmonioso e seguro.
Sendo o momento da refeição um momento familiar, criámos o Yupii Meal, de modo a que a alteração do ritmo/quotidiano das nossas crianças possa ser vivenciada como tal. O Yupii Meal é um auxiliar precioso nas saídas, nas idas ao restaurante, a casa de familiares e de amigos, em viagem e em piqueniques! É ideal para utilizar em qualquer lugar.

Quando saímos com os nossos pequenos e levamos o Yupii Meal, temos a certeza que transportamos todos os utensílios essenciais para a refeição da criança, devidamente ordenados. Sabemos também que, após a refeição, não temos que nos preocupar com a limpeza dos utensílios (colocamos os talheres e copo dentro dos pratos, que fecham como uma caixa), tratando, apenas, da sua limpeza em casa. E, por último, sabemos que, com a possibilidade de colocação de um dispositivo móvel com conteúdos devidamente selecionados pelos pais, é possível ter uma refeição de maior qualidade, no sentido de podermos usufruir da mesma com maior tranquilidade e com mais tempo.

Sendo o Yupii Meal compatível com a maior parte dos dispositivos eletrónicos, não estarão a incentivar os mais novos a usar smartphones nas horas das refeições, prática tantas vezes criticada?
O Yupii Meal incorpora o objetivo primário de simplificar a tarefa de alimentação dos bebés e das crianças. Trata-se de uma maleta que, para além de ter a função de transportar os utensílios associa uma parte lúdica que vai permitir desencadear e promover um processo educativo, de forma evolutiva, acompanhando todas as fases de crescimento.
Não podemos negar o uso da tecnologia no mundo atual! Quantas e quantas vezes nos deparamos com a utilização de equipamentos eletrónicos pelos mais pequenos, nas horas da refeição?
Os pais são a primeira referência comportamental da criança, por isso, é comum que copiem deles não só o andar e o falar, como também atitudes e hábitos de vida. Neste sentido, os pais devem estabelecer limites e regras na utilização da tecnologia, assim como o devem fazer na alimentação…. Tudo isto para dizer que o produto, se tiver a utilização correta, se torna útil e valioso!
A crítica nem sempre se traduz na resolução, não devemos confundir a árvore com a floresta. É importante salientar que o Yupii Meal, quando utilizado com a introdução de um dispositivo eletrónico, tem como objetivo entreter a criança nas longas refeições fora de casa e não na hora da refeição diária.

Quem é o cliente do Yupii Meal?
Está direcionado para os jovens pais, pais ativos que pretendem soluções adequadas às exigências atuais

Como têm dado a conhecer a marca?  
A Yupii Feel tem sido divulgada, através de vários meios, nomeadamente de redes sociais, da loja online -www.yupiifeel.com -, dos blogs, da introdução do produto em lojas de referência, como El Corte Inglês, Zippy, farmácias, contato com figuras públicas…

Como procuram inovar?
Vamos continuar a inovar, tendo como referência o nosso primeiro produto “Yupii Meal”, tentando perceber e deter informação, em tempo útil, sobre as tendências e comportamentos de consumo e apostando em estratégias competitivas de diferenciação, no sentido de conseguirmos mais assertivamente e de dominarmos e alcançarmos a preferência dos consumidores, proporcionando às nossas famílias soluções inovadoras e reais.

Projetos para o futuro…
Estamos a trabalhar em novos produtos complementares ao Yupii Meal. São os novos desafios que nos movem e proporcionam o enriquecimento da nossa marca.

Respostas rápidas:
O maior risco:  Sendo a marca Yupii Feel uma marca nova, sem nome e sem identidade no mercado, é um grande desafio.
O maior erro:  Vários, mas que, com o tempo e com a aquisição de experiência, nos permitiram melhorar.
A melhor ideia: Sem quaisquer dúvidas: o Yupii Meal!
A maior lição: Quando idealizamos algo inovador, não devemos simplesmente guardá-lo para nós, devemos sair da nossa área de conforto e tentar. pelo menos. perceber se poderá ser viável. Não podemos ficar pelo “Se…”! Devemos agir e perseguir os nossos sonhos!
A maior conquista:  A concretização deste sonho: o Yupii Meal

 

Comentários