A Universidade de Lisboa lançou, em conjunto com três outras instituições de ensino internacionais, um novo laboratório destinado a desenvolver novas soluções na área de turismo de saúde.

Foi esta semana lançado o HEALx-Lab, um Living Lab que tem como objetivo desenvolver tecnologias de vida assistida aplicadas ao setor do turismo de saúde – com especial foco na região de Lisboa.

Este novo laboratório é o resultado do consórcio internacional ALHTOUR – Assisted Living Technologies for the Health Tourism Sector -, que é liderado pela Universidade de Lisboa e que conta com a participação da Universidade de Maastricht (Holanda), da Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e da Universidade de Macerata (Itália).

O novo espaço vai permitir o desenvolvimento de novas tecnologias num ambiente colaborativo e que envolve investigadores, empreendedores, utilizadores e, até mesmo, clientes finais. O consórcio, que já conta com três anos de existência, tem vindo a organizar visitas de estudo, seminários, workshops, intercâmbios de estudantes e investigadores, de forma a identificar boas práticas de promoção e apoio à inovação nos domínios das tecnologias de saúde, turismo e envelhecimento e que pudessem ser adotadas na região de Lisboa.

Este projeto conta com as contribuições de José Mello Residências e Serviços, Altice Labs, Glinnt e HealthCluster.

Comentários

Sobre o autor