Na Singularity University, em Silicon Valley criada em 2009, não há títulos, certificações nem créditos, mas apenas um objetivo: formar os líderes que darão resposta aos chamados 12 grandes desafios da humanidade num prazo não superior a 20 anos.

A Singularity University, universidade de Silicon Valley criada em 2009 com o apoio da NASA e da Google, não segue o modelo de estudos tradicional. Nesta universidade não há certificação, não se emitem títulos e não há créditos a somar.

O único objetivo desta instituição de ensino é formar os líderes que serão capazes de quebrar as regras atuais e inovar, recorrendo às novas tecnologias como a inteligência artificial, a robótica ou a biologia digital para dar resposta aos chamados 12 grandes desafios da humanidade num prazo não superior a 20 anos.

Eis os 12 grandes desafios e o objetivo de cada um:

Abrigo
Um refúgio seguro e sustentável em termos de residência, lazer e indústria para todas as pessoas e em qualquer momento.

Água
Água abundante para o consumo, saneamento, indústria e lazer para todas as pessoas em todo o momento.

Alimentação
Alimentos suficientes, seguros e nutritivos para o consumo, que permitam manter a vida saudável e ativa de todas as pessoas e em todo o momento.

Ambiente
Manutenção sustentável e equitativa dos ecossistemas da Terra para um funcionamento ótimo a nível global e local.

Aprendizagem
Acesso à informação e às experiências que estão na base dos conhecimentos e das capacidades para todas as pessoas e em todas as etapas da sua vida, tendo em vista a sua realização pessoal e o benefício para a sociedade.

Energia
Energia ampla, acessível e sustentável para as necessidades da humanidade.

Espaço
Uso e gestão, de forma segura e equitativa, dos recursos e tecnologias espaciais em benefício da humanidade e do nosso futuro enquanto espécie multiplanetária.

Governabilidade
Participação equitativa de todas as pessoas na governação formal e social, de acordo com os princípios da justiça e dos direitos individuais, livre de discriminação e prejuízos baseados na identidade e capaz de satisfazer as necessidades de um mundo em constante mudança.

Resistência aos acidentes
Redução efetiva e eficiente do risco de acidentes, resposta a emergências e reabilitação de forma a salvar vidas e meios de subsistência, minimizar as perdas económicas e aumentar a resiliência a nível global e local.

Saúde
Saúde física e mental ótima, incluindo o acesso à prevenção, diagnóstico precoce e terapia personalizada para indivíduos e comunidades.

Segurança
Segurança de todas as pessoas em termos de danos físicos e psicológicos, inclusivamente em mundos virtuais, bem como a proteção dos sistemas físicos, financeiros e digitais.

Prosperidade
Acesso equitativo às oportunidades económicas e de outra índole para a autorrealização, onde todas as pessoas sejam livres da pobreza e capazes de prosperar.

Estes 12 objetivos reúnem os grandes desafios últimos a que se dedicam os empreendedores de alto impacto.

Se tem uma ideia que possa apresentar ou algum projeto a desenvolver que coopere na resolução de algum destes desafios, é possível que encontre o apoio de que necessita nesta universidade.

Comentários