Um estudo sobre ecommerce do Observador Cetelem aponta para que 1/3 dos portugueses já tenha feito compras online.

Conhecidos por aderirem facilmente às novas tecnologias, os portugueses também já se renderam ao comércio online, cada vez com mais mais expressão no território nacional.

O estudo sobre eCommerce, do Observador Cetelem, constatou que 32% dos portugueses já fizeram compras online pelo menos uma vez. Por outro lado, observou que 25% fizeram compras através da internet no último ano, contra 7% que afirmaram não ter feito qualquer transação nos últimos 12 meses.

Refira-se que os principais adeptos de lojas online concentram-se na faixa etária entre os 25 e os 44 anos. Ainda no que toca à caracterização do cliente, destaque para o facto daquele segmento de utilizadores representar 75% do total dos consumidores online. Cerca de 57% dos shoppers digitais integram a classe média alta. Curiosamente, a maior percentagem de compradores, 53%, são homens.

Por outro lado, a análise constatou ainda que a maioria dos inquiridos visita lojas online cerca de 5 vezes por ano. Já a frequência com que efetivamente compram através da Internet varia entre uma vez por ano e várias vezes por semana. Ou seja, 77% dos inquiridos no estudo compram na Internet até 5 a 6 vezes ao ano. Apenas 16% adquire produtos online no mínimo uma vez por mês.

A pesquisa do Observador Cetelem eCommerce 2018 – Intenções de Consumo Online,  baseou-se numa amostra representativa de 600 pessoas, do sexo masculino e feminino, entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal Continental.

Comentários