Ajudar os empresários que têm uma ideia de negócio a ter sucesso, investindo o seu próprio dinheiro, é o que fazem os chamados business angels (ou investidores anjo).

Regra geral, são pessoas com bastante dinheiro a quem os empreendedores recorrem para captar investimento e conseguirem implementar ou fazer crescer o seu negócio. Muitas vezes a tarefa não é fácil, porque é preciso encontrar o investidor certo, um que se interesse pela ideia, pelo plano de negócios, que aconselhe e ajude a empresa a crescer. Por toda a Europa são vários os business angels com provas dadas e investimentos de sucesso. Aqui fica uma lista de 20 nomes que estão a “dar cartas” no ecossistema europeu de start-ups.

Jesper Buch –  Considerado um dos empresários top da internet na Europa, Jesper Buch é o cofundador da just-eat.com e do grupo Miinto. Como empreendedor em série e um business angel super ativo, Jesper também é um “dragão” na versão dinamarquesa do Shark Tank, Dragons Den. Além disso, ficou na 27.ª posição do Top 100 da Wired, que lista as pessoas mais influentes em tecnologia.

Paola Bonomo – É diretora não executiva, business angel e conselheira na área de tecnologia digital. Graduada em Stanford, está sedeada em Milão e já recebeu vários prémios pelo seu trabalho na tecnologia europeia, principalmente, o prémio italiano de 2017 para Business Angel do ano, e o Golden Aurora como European Woman Angel do ano.

Christian Vollmann – É um empresário em série alemão e um dos business angels mais ativos da Alemanha. É também conselheiro na área das start-ups no ministério alemão da Economia e apoiante do empreendedorismo social através da Ashoka. Recentemente foi nomeado Business Angel de 2017, pela Business Angels Network Germany.

Niklas Zennstrom – Natural da Suécia, Zennstrom é um empresário experiente, conhecido, sobretudo, como cofundador e CEO do Skype e da Kazaa. Agora, como sócio fundador e CEO da empresa de capital de risco Atomico, Niklas Zennstrom ajuda os empresários a escalarem seus negócios mundialmente. Recebeu o H. M. The King’s Medal pelas contribuições significativas que fez para a indústria e a sociedade suecas.

Christophe Maire – Com um histórico de mais de 20 anos de investimentos, Christophe Maire, fundador e CEO da Atlantic Labs, com sede em Berlim, é um investidor semente em start-ups do sector digital. Em 2011 e 2012 foi distinguido com o troféu de melhor “European Seed investor“, pela Techcrunch.

Xavier Niel – Se não está familiarizado com a Worldnet, o primeiro provedor de serviços de Internet em França, tem de conhecer a Estação F, ambas criações de  Xavier Niel. Descrito como o empreendedor de tecnologia mais influente em França e um visionário, Niel é também um dos investidores anjos mais ativos do mundo através do seu fundo, Kima Ventures.

Morten Lund – Morten Lund é um empreendedor com sede em Copenhaga que, nos últimos 15 anos, fundou ou coinvestiu em mais de 115 start-ups de alta tecnologia. É igualmente conhecido por ser um orador inspirador, devido à sua história pessoal. Atualmente está focado em Fintech.

Hansi Hansmann – Depois de ter passado a maior parte da sua vida profissional a trabalhar como executivo na indústria farmacêutica europeia, Hansi Hansmann é agora chefe do Grupo Hansmann e investe, essencialmente, no setor de saúde. Com sede na Áustria, Hansmann também foi premiado em 2015 pela EBAN como “Best European Early Stage Investor”.

Luis Martin Cabiedes – Luis Martin Cabiedes é um investidor anjo, sedeado em Barcelona, que investe em start-ups desde 1998. Criou seu próprio fundo de capital de risco (chamado Cabiedes and Partners) e já investiu em mais de 40 start-ups de internet e tecnologia, entre as quais, a Ole, Myalert, Acceso e, mais recentemente, a Privalia, a Trovit e a Offerum

Sonali De Rycker – É sócia da Accel e codirige o escritório de Londres da empresa. Considerada uma das mais experientes venture capital da Europa, há mais de 14 anos que investe em start-ups. Com seu portfólio impressionante, é uma das principais figuras da indústria de VC europeia e uma grande inspiração para todas mulheres que aspiram a VC.

Saul Klein  – Saul Klein é um investidor de risco britânico, anteriormente parceiro da Index Ventures e co-fundador do acelerador de start-ups da Seedcamp. Agora uniu forças com pai para criarem o próprio fundo de capital de risco: LocalGlobe. Destina-se a investir em start-ups, na Europa, na fase de semente. Em 2016, Klein foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados aos negócios.

Oliver Samwer –  É o CEO da Rocket Internet, um construtor global de empresas de internet com base na Alemanha. Antes de fundar a Rocket, em 2007, Oliver, juntamente com os irmãos, fundou várias empresas de sucesso. Oliver Samwer pode ser facilmente considerado como um dos investidores mais ativos da Europa.

Kim Väisänen  – Sócio sénior da Takeoff Partners, o fundador da start-up Joensuu também é um ativo coach e investidor privado. Além disso, participa frequentemente em talk shows e é um colunista reconhecido na Finlândia. Em 2017 foi eleito Business Angel do ano pela Finnish Business Angel Network (Fiban).

Eileen Burbidge – É uma das VC mais influentes de Londres e sócia fundadora da Passion Capital. Eileen Burbidge também é presidente da TechCity UK, uma organização apoiada pelo governo britânico que dinamiza negócios digitais em todo o Reino Unido. Em 2015, pelos serviços prestados em prol do empreendedorismo, Burbidge foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico.

Christoph Jung – É sócio maioritário e diretor-geral da HV Holtzbrinck Ventures, uma empresa de capital de risco com sede em Munique e Berlim que apoia os fundadores no desenvolvimento das suas empresas de internet. Christoph está na Holtzbrinck desde a sua fundação, em 2000, e tem mais de uma década de experiência em gestão de investimentos de capital de risco em novos medias.

Claire Houry – Claire é partner da Ventech, empresa de VC, em Paris. Considerada como pioneira nos investimentos em capital de risco, em França, atualmente Claire Houry senta-se no conselho de várias empresas e é está envolvida no empreendedorismo social, através da organização sem fins lucrativos, Ashoka.

Richard Reed – Richard é um investidor e empresário inglês, mais conhecido como o cofundador da Innocent Drinks, marca de smoothie número 1 do Reino Unido. Investe em start-ups através da sua empresa JamJar Investments. Em 2016, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) pelos serviços prestados na indústria de alimentos e em solidariedade.

Philipp Schroeder – Philipp é sócio fundador da Active Venture Partners, uma empresa europeia de capital de risco que investe em empresas de tecnologia de nível superior. Com mais de 15 anos de experiência em capital de risco, integra vários conselhos de empresas é um membro ativo de várias redes de capital de risco. Frequentemente participa, como jurado, competições europeias de start-ups e em iniciativas empresariais.

Chris Adelsbach – Chris é um empreendedor do Reino Unido, mentor de negócios e investidor anjo. É diretor-geral da Techstars FinTech Accelerator, em Londres (em parceria com o Barclays) e está focado em identificar e melhorar as empresas de fintech em estágio inicial.

Simon Murdoch – Simon Thomas Murdoch é um empresário britânico, engenheiro e sócio-gerente da Episódio 1 Ventures, uma venture capital baseada no Reino Unido que investe em empresas de software na primeira fase. É um investidor de tecnologia altamente experiente e tem sido um empresário, bem como um business angel, muito ativo.

Comentários