Conheça uma plataforma europeia que pretende facilitar o encontro entre investidores e fundadores de start-ups e que, em 2019, já ajudou a fechar perto de 300 rondas.

E se, enquanto fundador, conseguisse melhorar substancialmente as suas possibilidades de receber investimento? Ou tivesse oportunidade de conhecer start-ups que se adequassem aos parâmetros dos investimentos que quer levar a cabo?

Esta é a premissa da Fundsup, uma plataforma de matchmaking holandesa que quer diminuir o atrito entre a procura de capital inicial e a pesquisa pela equipa ideal. De uma forma simples, funciona como um “Tinder” para o universo do empreendedorismo: as start-ups partilham o seu pitch deck no website e os investidores inserem as suas preferências de investimento. Caso haja uma correspondência, as duas partes podem entrar em contacto.

Lançada em março de 2018, a plataforma já conta com mais de 2400 fundadores e mais de 300 investidores, incluindo business angels, fundos de financiamento de Governos e firmas de capital de risco. Este tipo de utilizadores pode utilizar a ferramenta de forma anónima, de modo a encontrar os melhores negócios. Recebem uma notificação sempre que alguma das equipas que estão a seguir, e que vá ao encontro dos seus critérios, se mostre interessada em receber investimento.

Como funciona

#2
Investidores recebem uma notificação da app sobre um novo negócio que se adequa àquilo que procura.
« 2 de 4 »

À data, a Fundsup já recebeu mais de 1,7 milhões de euros de investimento. O modelo de negócio da organização holandesa passa por cobrar um fee aos utilizadores: 100 euros por mês aos investidores e 150 euros por trimestre aos fundadores. Embora a tração se tenha provado positiva, com mais de 290 rondas de financiamento fechadas só este ano, a plataforma quer atrair mais investidores. Para o fazer, ainda tem 200 contas disponíveis com um período de experimentação gratuito de seis meses.

A aplicação mobile – destinada aos veículos de investimento – está disponível em iOS e Android. O acesso dos fundadores à plataforma é feito através da versão desktop.

Leia ainda: “Firma de capital de risco partilha oportunidades milionárias perdidas“.

Comentários

Sobre o autor