Ao empreendedor reconhecem-se um conjunto de características acerca das quais temos aqui escrito em diferentes momentos[1] e que o tornam ímpar na forma como desenha e dá vida a ideias inovadoras e como consegue introduzir a criatividade e a ambição em tudo o que produz.

Regra geral, o empreendedor é visto pela sociedade como alguém cujo exemplo deve ser seguido e para isso é necessário que aja de acordo com a velha máxima da gestão: “to Lead by Example”[2].

Para isso, empreender pela lealdade deverá ser uma das premissas essenciais na forma como dirige a sua conduta perante os outros.

Importa refletir acerca do que é a lealdade[3] e de que forma se consegue ser sempre verdadeiro e fiel a si próprio. Assim, agir com lealdade implica projetar na sociedade, em geral, e no outro, em particular, essa autenticidade e isso começa na forma como o empreendedor projeta o desenvolvimento sustentável da empresa e o relaciona com o respeito pelas gerações vindouras.

Ao empreender pela lealdade o empreendedor demonstra que o compromisso com o sucesso do seu negócio vai muito para além da obtenção de resultados financeiros positivos e que antes de tudo está a lealdade que se antepõe à própria ideia que esteve na génese da atividade.

O empreendedor precisará de estar a todo o tempo centrado no sucesso da sua empresa. No entanto, para tal deverá, igualmente, ter como objetivo merecer a confiança parte da comunidade e isso só será alcançável se empreender pela lealdade.

Os negócios sustentáveis pressupõem a priori que sejam idealizados e geridos com um conjunto de princípios e de valores onde a lealdade ocupa o lugar cimeiro.

O empreendedor quando cria um negócio pensa sempre nas pessoas. Pois, é para elas que o mesmo irá ser útil. Razão pela qual, para merecer a atenção dos consumidores, terá que usar sempre da verdade e ter com estes um compromisso firme e genuíno.

Empreender pela lealdade pressupõe, igualmente, que todas as regras e normas internas foram criadas tendo isso como base e que o desenvolvimento e a consolidação do negócio assentaram nesta previsão.

É, igualmente, relevante salvaguardar que ser leal implica não sucumbir ao fracasso, à desilusão e ao primeiro naufrágio. Ao invés, acarreta sair ileso de toda e qualquer tempestade e manter impoluto o querer e o ser que deram origem à ideia primária do início do negócio.

Dos fracos não reza a história!

________________

[1] http://linktoleaders.com/?s=teresa+dam%C3%A1sio
[2] lead by example – to show the people you are in charge of what you want them to do by doing it yourself. In – https://www.ldoceonline.com/dictionary/lead-by-example
[3] le·al·da·de, substantivo feminino. 1. Qualidade ou carácter de leal. 2. Fidelidade. 3. Sinceridade; dedicação. “lealdade”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa https://www.priberam.pt/dlpo/lealdade

Comentários

Sobre o autor

Teresa Damásio

Teresa Damásio é Administradora Delegada do Grupo Ensinus desde julho de 2016, constituído por Instituições de Ensino Superior, o ISG, por Escolas Profissionais, o INETE, A Escola de Comércio de Lisboa e a Escola de Comércio do Porto, a EPET,... Ler Mais