Fique a conhecer alguns dos fatores mais relevantes para conseguir levantar investimento junto de business angels.

Os business angels são uma das fontes de investimento mais importantes na Europa. Números do ano passado apontam para que 67% do capital investido em start-ups em early-stage seja proveniente deste tipo de investidores. Deste modo, é importante que os empreendedores – e aspirantes a empreendedores – percebam quais são os fatores mais relevantes para atrair investimento destes “anjos”.

Além de injetarem dinheiro em projetos, e ao contrário de grande parte das firmas de capital de risco, os business angels oferecem o seu conhecimento para que os empreendedores consigam levar a sua ideia de negócio para a frente.

A qualidade da equipa por trás do negócio é transversal à maioria das pesquisas acerca do que leva os investidores anjo a aderirem a um projeto. A investigação da inglesa The Knowledge Academy também toca neste ponto. Esta empresa de formação especializada analisou o ecossistema britânico de business angels e, sendo este o ambiente mais vibrante da Europa – com mais de 8 mil investidores deste género ativos -, é possível que os empreendedores retirem algumas conclusões importantes sobre como atrair mais eficazmente capital.

Não fugindo à regra, o estudo da academia descobriu que as skills relevantes e a experiência da equipa por trás do negócio são o fator mais importante, com 93%. O segundo indicador mais importante, com 89%, é o potencial que o modelo de negócio tem para fazer crescer e escalar o projeto e, em terceiro, lugar fica a possibilidade de retorno do investimento, movendo 76% dos business angels.

É ainda relevante referir fatores como a avaliação realista (72%), o produto ou o serviço ter um forte potencial de ser disruptivo no seu setor (68%) e a recomendação de uma fonte ou de um contacto confiável (43%). Destaque, também, para a confiança que os investidores têm na área em que o negócio está inserido. 39% afirmaram que esta é uma condição relevante para apostar num negócio. Por último, apenas ¼ afirmam olhar para o potencial impacto social dos projetos

Encontra grande parte destes requisitos no seu negócio e precisa de investimento? Conheça alguns dos business angels mais ativos do mundo e os seus respetivos contactos.

Comentários

Sobre o autor