Passado quase um mês desde a vitória da quarta Bola de Ouro pelo “nosso” Cristiano Ronaldo, chego à conclusão de que existem na vida dois tipos de pessoas de sucesso: os Messis que nascem com uma capacidade inata para se destacar, e os Ronaldos que, não a tendo de forma tão natural, mostram que, com dedicação e esforço, conseguem alcançar e superar as mesmas metas.

O Messi nasceu com um dom, foi feito para jogar futebol, está-lhe nos pés. Já o Ronaldo é extremamente empenhado e focado, sempre quis ser o melhor do Mundo e trabalhou para isso. Foi sempre o primeiro a chegar aos treinos e sempre o último a sair, um verdadeiro exemplo no que toca a empenho e dedicação. E esta força de vontade foi, sem dúvida, decisiva para que o CR7 se tenha tornado naquilo que é hoje – o Melhor do Mundo.

E é por isso que acredito que todos nós precisamos de ser um bocadinho mais Ronaldos. Precisamos desta inspiração. São estes exemplos que nos podem levar, nós portugueses, ao sucesso. O foco e o empenho são duas características fundamentais, para que consigamos alcançar os planos que traçámos e superarmos os objetivos que definimos. E esta visão é válida tanto a nível pessoal, como também (e sobretudo) para conquistarmos aquilo que queremos ser, enquanto profissionais.

Se todos nos conseguirmos inspirar, de alguma forma, pelo foco e empenho que o Ronaldo colocou em tudo o que fez até agora, acredito que conseguiremos ultrapassar qualquer obstáculo ou imprevisto que possa surgir, e alcançaremos o sucesso.

Claro que, para termos sucesso, esta não é uma fórmula mágica suficiente para nos guiarmos e alcançarmos os objetivos, mas é, certamente, um grande passo para adquirirmos a mentalidade necessária e para não desistirmos à primeira dificuldade, tal como Ronaldo não o fez.

É também necessário que as empresas tenham líderes com capacidade para conseguir motivar as suas equipas e com as competências de gestão necessárias para identificar problemas e agir rapidamente, de forma a resolvê-los. Percebermos que o nosso sucesso depende sobretudo de nós, do nosso esforço, das nossas decisões, da nossa força de vontade e motivação.

Se formos todos um bocadinho mais Ronaldos, é certo que, ao longo da nossa vida, iremos marcar muitos golos e levantar muitas taças. Basta acreditar.

Comentários

Sobre o autor

Miguel Pina Martins

Miguel Pina Martins é fundador e CEO da Science4You. Licenciado em Finanças, pelo ISCTE, com Mestrado de Gestão na mesma instituição. Desde cedo, a política e a possibilidade de encabeçar os seus próprios projetos foram algo que o cativaram, tendo, desde os 18 anos, liderado projetos concelhios e distritais e sido eleito Deputado municipal no Seixal aos 19 anos de idade. Depois de uma breve passagem pela banca de investimento,... Ler Mais