O sucesso de uma empresa é determinado por vários fatores que não dependem apenas do talento dos seus colaboradores.

Existem características que, não estando diretamente relacionadas com a aptidão que se tem para exercer uma determinada posição, são fundamentais para o sucesso e crescimento profissional do colaborador e, paralelamente, para o sucesso e crescimento da empresa em si.

Ao longo dos últimos dez anos, o número de colaboradores da Science4you tem vindo a aumentar consideravelmente e, no âmbito desse crescimento, a equipa de liderança da nossa empresa de brinquedos tem um papel preponderante na transmissão das características que são fundamentais para se ser bem-sucedido. Listo as cinco que considero mais relevantes:

Empenho: O empenho é a base para liderar e conseguir alcançar todos os objetivos a que nos propomos. A meu ver, as pessoas empenhadas têm hipóteses de sucesso bastante superiores às que não se dedicam da mesma forma; acredito que seja praticamente impossível chegar longe sem uma dose de dedicação muito grande. O melhor de tudo em relação ao empenho é que, para existir, precisa apenas e exclusivamente de nós próprios e da nossa vontade.

Energia: Ter energia depende apenas de nós e da forma como queremos fazer as nossas tarefas. Se um colaborador sente que lhe falta energia, deve refletir muito bem se aquilo que faz diariamente é aquilo que quer fazer até ao fim dos seus dias, pois provavelmente não será.

Fazer mais do que o esperado: Cumprir os objetivos definidos é positivo, mas pode não ser suficiente; fazer mais, dar mais, mostrar disponibilidade são coisas que não requerem qualquer tipo de talento, mas são fundamentais para se ter sucesso.

Preparação: Estar preparado nunca é de mais, para não se ser “apanhado de surpresa”. Conhecer os nossos clientes, fornecedores, colaboradores, colegas, etc. é fundamental. Estarmos preparados é um ponto de partida e, ao mesmo tempo, uma grande mais-valia em todos os aspetos.

Atitude Positiva: A falta de atitude positiva conduz ao pessimismo e à energia negativa. Encarar o mundo de forma positiva é fundamental para quem quer ir longe na carreira profissional. Na verdade, um bom líder é alguém com uma atitude positiva.

Comentários

Sobre o autor

Miguel Pina Martins

Miguel Pina Martins é fundador e CEO da Science4You. Licenciado em Finanças, pelo ISCTE, com Mestrado de Gestão na mesma instituição. Desde cedo, a política e a possibilidade de encabeçar os seus próprios projetos foram algo que o cativaram, tendo,... Ler Mais