Consulte a lista de algumas competições e eventos onde pode apresentar a sua start-up. São um bom começo para conseguir exposição e, quem sabe, financiamento.

Quem se lança na criação de uma start-up conhece bem o quão são importantes os parceiros, mentores e investidores, apenas para citar alguns dos interlocutores que podem ajudá-lo a dar um boost ao seu projeto.

Neste cenário, a participação em eventos, em concursos e pitch também têm um papel importante, mais que não seja na conquista de visibilidade. Apresentamos alguns eventos tecnológicos previstos para este ano, na Europa, a que deve estar atento.

Hello Tomorrow Global Challenge 2019
Baseada na capital francesa, esta competição está focada em start-ups early stage que usam tecnologia avançada para resolver um desafios sociais, industriais ou ambientais em 12 setores diferentes: aeronáutica, data & AI, saúde digital, energia, ambiente, alimentos e agricultura, saúde global, biotecnologia industrial, indústria 4,0, novos materiais, mobilidade, novos espaços e bem-estar. O prémio é de 100 mil euros em equity funding, mas uma start-up de cada um dos diferentes setores receberá 25 mil euros.

Latitude59’s Pitch Competition
Este é um emblemático evento de tecnologia dos bálticos. A competição destina-se a start-ups em fase inicial e as 10 melhores equipas terão um bootcamp de um dia para preparar o seu pitch. Disputam 10 mil euros de financiamento. Além disso, a conferência é anfitriã de mais três competições de pitching patrocinadas pela Startup Fukuoka, Superangel e Nordic Angel Program.

Postcode Lottery Green Challenge 2019 (Deadline: 1 maio 2019)
Apresenta-se como uma das maiores competições de empreendedorismo sustentável do mundo e é o destino perfeito para start-ups que abordam problemas ambientais. Decorre em Amesterdão onde, anualmente, uma multidão de investidores e especialistas em meio ambiente se deparam com milhares de ideias inovadoras. Apenas cinco dessas ideias farão um pitch. O prémio é de 500 mil euros, mais seis meses de coaching e de apoio para lançar a ideia no mercado.

TNW Pitch Competition (9-10 maio)
Se tiver uma start-up nas áreas de sustentabilidade, saúde e bem-estar, mobilidade e cidades inteligentes, fintech, data management e segurança, enterprise software, marketplace & retail, energia, RH & workforce management ou food e agritech esta pode ser uma competição interessante para si. 50 finalistas apresentam as suas start-ups a investidores para obter o tão desejado financiamento. Este ano, o TNW Pitch Competition também vai ser o anfitrião da final do Chivas Venture.

Webit.Festival Europe (13 -15 maio)
É uma competição emblemática na área dos jogos, realiza-se em Sofia, Bulgária, e representa uma plataforma de matchmaking entre 150 start-ups, escolhidas criteriosamente em toda a Europa, com investidores, empresas e meios de comunicação.

Todas as start-ups têm um espaço de exposição gratuita, acesso gratuito ao Festival, e podem fazer um pitch frente a alguns dos principais business angels e venture capitals. O prémio ronda os 200 mil euros em investimento seed.

As portuguesas Parcela Já-Buy Now. Pay Later (na área de fintech), a Keep Warranty e a Musicasa (em ecommerce e online marketplaces), a Fractal Mind e a Appuro estão entre as selecionadas.

PIRATE Summit “Walk-the-Plank” Pitch Competition (Deadline: 31 maio 2019)
Realiza-se em Colónia, Alemanha, em junho. Se procura financiamento, esta pode ser uma competição interessante para inscrever a sua start-up. Terá apenas três minutos para fazer um pitch junto de investidores internacionais. O prémio é uma viagem paga a São Francisco, Londres ou Berlim, e uma reunião one-to-one com os melhores investidores dessas cidades.

Bits & Pretzels (29 setembro a 1 outubro)
Todos os anos são centenas as start-ups que se reúnem em Munique para se conhecerem, criar parcerias ou exibirem as suas propostas. Mas se quiser competir pelo Pretzel Award, obter o seu VC, business angel ou incubadora e ser nomeado um dos 100 finalistas, então terá a oportunidade de apresentar a sua ideia a uma plateia de 2500 participantes. O lema deste ano é: “Show, Don’t Tell” e o foco está em produtos ou serviços.

South Summit Startup Competition 2019 (2-4 outubro)
Esta competição baseada em Madrid é apoiado pelo Summit Fund e dá a oportunidade a 100 start-ups finalistas de terem reuniões one-to-one com empresas e investidores da sua área de interesse, a programas de mentoring, a bootcamp, a cobertura de media e ainda a possibilidade de ganharem entre 100 mil a três milhões de euros. Mesmo que não chegue à ronda final, o South Summit é uma excelente oportunidade de networking.

Slush 2019 (21-22 novembro 2019)
O Slush acolhe duas competições de start-ups, Slush 100 Pitching Competition e o Skolar Award. O primeiro reúne as 100 melhores start-ups em fase seed e os seus fundadores apresentarão a sua ideia perante investidores, media e potenciais parceiros. Já o Skolar Award reúne mentes brilhantes e tem como target investigadores que têm três minutos para apresentar sua proposta de pesquisa e competir por uma subvenção de 100 mil euros.

Cartier Women’s Initiative Awards 
Fundada como uma iniciativa conjunta da Cartier, Women’s Forum, da McKinsey & Company e da INSEAD Business School, o Cartier Women’ s Initiative Awards é uma competição aberta a mulheres de todas as nacionalidades e setores de atividade. 21 finalistas, em representação dos três melhores projetos de cada uma das sete regiões do mundo, receberão coaching personalizado, acesso a workshops, sessões de conhecimento, e eventos de networking e exposição nos media. Começarão por participar num programa executivo, de seis dias, de empreendedorismo social da INSEAD. Depois, os sete premiados recebem um prémio monetário no valor de 100 mil euros.

Comentários