Lançámos um desafio ao Parque Tecnológico de Óbidos: eleger a start-up deste mês. A eleita foi a AGRIW – Tech to Grow, especializada no desenvolvimento de tecnologias para o setor agrícola. O seu objetivo é facilitar a vida aos agricultores através da plataforma Agrozapp.

Nome da Start-up: AGRIW – Tech to Grow

Fundadores: Ricardo Cardoso

Atividade: A AGRIW é uma start-up especializada no desenvolvimento de tecnologias para o setor agrícola, com uma forte componente em desenvolvimento de Software, Machine Learning, Algoritmia e Análise de Dados.

Tem como principal objetivo simplificar os processos a que os produtores estão sujeitos diariamente, permitindo-lhes ter mais tempo e aumentar a sua rentabilidade. Para o efeito, a AGRIW desenvolveu o Agrozapp, uma Plataforma para Agricultura 4.0.

Neste momento os produtores agrícolas já conseguem ter acesso a vários tipos de informação sobre as suas culturas, sendo que o desafio reside na capacidade de processamento e análise dessa informação de forma rápida e clara, para que lhes seja possível tomar decisões com base nessa mesma informação.

O Agrozapp ajuda a que os agricultores sejam 30% mais eficientes, com menos 20% dos custos, permitindo-lhes produzir mais e melhores produtos. Grosso modo, o sistema sugere, o técnico recomenda e o produtor aplica. Processando grandes volumes de informação (BigData) gerada sobre as culturas e outras fontes de informação, o Agrozapp, através de Redes Neuronais e de Inteligência Artificial, analisa, interpreta e sugere as ações que devem ser efetuadas na exploração agrícola, desde visitas aos campos, a observações, necessidades de rega, aplicação de produtos, fertilizantes, mobilizações de solo, colheitas, ou outro tipo de operações.

O Agrozapp é constituído por:
– Uma comunidade online que reúne agricultores, técnicos, fabricantes, consultoras, laboratórios, pontos de venda e instituições do meio científico nacional.

– Um software de gestão com foco na análise preditiva, apoio à tomada de decisão, rastreabilidade e apoio à certificação (Ex: GlobalGap).

– Um assistente virtual, que interage com os utilizadores e lhes fornece indicações sobre as tarefas a executar, implementando um workflow distribuído.

– Uma framework de sensores que permite, de uma forma simplificada e estruturada, a recolha de informação relevante sobre a exploração agrícola e culturas.

Porque merece destaque: “O crescimento da atividade de algumas empresas nos edifícios centrais do Óbidos Parque, e o trabalho de ligação com atores regionais e internacionais da área agrícola, começa a dar os seus frutos e demonstra que esta é uma área muito importante para o futuro do Parque Tecnológico”, explica o Parque Tecnológico de Óbidos ao Link To Leaders.

“A AGRIW – Tech to Grow é uma das empresas a que nos referimos, estando a crescer e a afirmar-se numa área sobremaneira estratégica para nós. Mas é também uma empresa exemplo. Perseverante, respira inovação, espírito empreendedor, sabe observar o mercado, ouvir os seus agentes, identificar necessidades. Depois, agarra o desafio, matura e desenvolve!”, acrescenta.

Outra informação relevante: A AGRIW vai marcar presença, pelo segundo ano consecutivo, num dos maiores encontros tecnológicos do mundo, o Web Summit, na qualidade de Alpha Startup.

Sites: http://www.agriw.pt ; http://www.agrozapp.pt; http://plus.agrozapp.pt

 

Comentários