As start-ups condecoradas este ano no South by Southwest comprovam que o engenho e a criatividade continuam a ser as palavras de ordem para o sucesso.

Para Austin, capital do estado do Texas, nos Estados Unidos, Primavera é sinónimo de South by Southwest (SXSW). Para além de reunir os festivais de cinema e música, o megaevento norte-americano premeia start-ups que têm um grande potencial de inovação no mercado em que atuam.

Saliente-se que dos 11 vencedores da edição passada, quatro receberam investimento pouco tempo depois do evento – prova da visibilidade do SXSW e do potencial das equipas fundadoras eleitas.

A 22.ª edição dos Innovation Awards não só condecorou projetos de várias categorias, como também atribuiu dois prémios com base na decisão do júri e do público. Confira os vários galardoados na lista que se segue.

Saúde & Grande Vencedor do júri
A grande vencedora da área da Saúde e do primeiro lugar, de acordo com a votação do júri do evento, foi a Butterfly IQ. Esta start-up desenvolveu um aparelho portátil de ultrassom que se conecta com o smartphone e que promete melhorar a qualidade, eficácia e custo na prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados na área da saúde.

Robótica e Hardware & Grande Vencedor do público

A My Special Aflac Duck desenvolveu um robot capaz de interagir com humanos que tem como finalidade ajudar as crianças a lidarem com o cancro. O aparelho explica aos pacientes o que está a acontecer durante o tratamento e tenta confortá-los durante o processo.

Inteligência artificial e machine learning

A Inspiren criou um assistente virtual com base em inteligência artificial focado no cuidado de pacientes hospitalares. O instrumento desenvolvido cria um padrão no comportamento dos pacientes e, caso haja alguma irregularidade, informa a equipa médica.

Inovação na conexão entre pessoas

No diz respeito a novas formas inovadoras de se conectar com outras pessoas, a Australian Literacy and Numeracy Foundation foi a vencedora. A organização criou uma app que permite que as comunidades indígenas documentem as suas próprias línguas, facilitando a preservação desse conhecimento.

Inovação em áudio e música

Também conhecida pela sua bem-sucedida campanha de crowdfunding no Kickstarter, a Nura foi capaz de reinventar os headphones. Segundo a equipa australiana, o aparelho desenvolvido utiliza machine learning para se adaptar às preferências e à audição de cada utilizador.

Nova economia

Pagar com cartões, contactless ou com o telemóvel? E que tal uma máquina que só funciona com dados biométricos? É a invenção que levou a CLEAR a ganhar esta categoria. Na prática, isto significa que, uma vez registado, um utilizador pode fazer compras com a palma da mão. Para além disso, o registo inclui a idade do cliente, pelo que não precisará de mostrar um documento para entrar ou comprar bens que só se destinam a pessoas maiores de idade.

Smart cities, transporte e entregas

Nesta categoria, destinada a inovações amigas do ambiente e que utilizem energia sustentável, foi o governo do Dubai o grande vencedor. Isto porque este Estado se comprometeu a eliminar por completo o uso de papel até 2021. Isto significa que terá de digitalizar todas as transações e processos governativos.

Impacto social e cultural

Vinda de Silicon Valley, a Aira criou uma app que auxilia pessoas com deficiência visual através de um smartphone ou de óculos inteligentes. Com este método, as pessoas podem entrar em contacto com um agente humano remoto que lhes descreve o que está no ambiente à sua volta.

Design especulativo/ do futuro

Planta com nanosensores que indicam a presença de metais pesados ou substâncias tóxicas na água. Esta foi a invenção que rendeu à Argus o prémio nesta categoria.

Estilo e tecnologia wearable

A Eargo ganhou o troféu de novas invenções de hardware wearable. Esta equipa criou um aparelho auditivo recarregável menor do que os convencionais, sendo praticamente invisível.

Realidade virtual e aumentada

A FundamentalVR desenhou um sistema que imita as imagens e sons de cirurgias. O simulador é especialmente importante para os estudantes de medicina que precisam de treinar as suas competências.

Comentários

Sobre o autor