A presença digital de uma marca pessoal não é assim tão diferente da presença digital de uma marca comercial. Os princípios regem-se por uma âncora comum, forte e difícil de gerir, pois tem de base uma longevidade, onde o curto prazo não entra.

A presença digital que faz a diferença e com a qual alguém possa sobressair face à multidão e à concorrência, é sem dúvida a relevância marcada pela coerência.

Em primeiro lugar, qual é o seu traço distintivo. Tal como uma marca comercial, quando alguém pensa no seu nome enquanto profissional, deve de imediato associar valores inequívocos. Inovação? Capacidade de renovação? Austeridade? Tranquilidade? Adaptabilidade? Liderança? Empreendedorismo? Siga esse vetor como o seu segundo nome e veja como o pode concretizar no seu LinkedIn, Facebook, Twitter e demais redes sociais ou blog e demonstre como esse é mesmo o seu ADN.  É tentador demonstrar a personalidade multifacetada que tem, de facto, mas fuja a isso e não se preocupe.

Em segundo lugar, para além daquilo que pensa e partilha, mostre que aquilo que faz tem cabimento naquilo que sente ser natural em si. Prove com atos e experiências e com os seus projetos que aquilo que pensa, é também aquilo que faz. Trabalhe o seu mix de canais digitais. Se no LinkedIn opta por partilhar o que faz e corrobora no trabalho, no Instagram e no Facebook semeie algumas pontes pessoais que conjugam igualmente.

Em terceiro lugar, demonstre aquilo que é. Para além daquilo que pensa e partilha relacionado com o seu ADN, para além daquilo que faz e também se conjuga, agora defenda com unhas e dentes o seu pensamento em palavras. Exprima e explique, nalguns temas relacionados com assuntos populares, como vê e porque vê assim, sem esquecer o prisma que é sem dúvida o seu, o tal ADN único e inequívoco que sabe ser seu, onde se encaixa, e é inequívoco da sua força enquanto profissional.

Falamos, portanto, de coerência. Quer opte por apenas um canal digital, quer por uma miríade de vários, nada será tão importante no longo prazo quanto ser fortemente coerente nesse caminho e na demonstração do mesmo. Demonstre que está neste trilho profissional para fazer uma diferença, e qual é. Defenda-a e demonstre-a em cada um dos seus canais sem vacilar e sair dos carris, por mais tentador que por vezes possa ser, também pisar outros temas que vão sendo procurados e falados.

As redes sociais são plataformas de relação que funcionam não no imediato, mas no médio e longo prazo. Use-as e respeite-as. Por isso, dessa forma, passo a passo, dia após dia, inspirará outros a segui-lo, porque de repente torna-se óbvio que, naquele vetor, você é um expert. E, quando pensam naquela área, naquele setor, você será sem dúvida um Top of Mind, uma referência. Porque a coerência tem essa magia de provar pelo filtro do tempo que alguém que diz ser o que é, provado e aprovado pelos demais, é-o efetivamente.

Comentários

Sobre o autor

Ricardo Tomé

Ricardo Tomé é Diretor-Coordenador da Media Capital Digital, empresa do grupo que gere a estratégia e operação interativa para as várias marcas – TVI, TVI24, IOL, MaisFutebol, AutoPortal, etc. – com foco especial na área mobile (Rising Star, MasterChef, SecretStory)... Ler Mais