Internacionalizar a marca para países como o Canadá, França e Japão é o objetivo da jovem Shoes to Choose que acaba de ver aprovado o apoio do programa Portugal 2020. Procura parceiros que a ajudem a ir além-fronteiras.

A start-up  Shoes to Choose tem como área de negócio o design e produção de calçado português que pode ser customizado ao gosto do cliente. A marca foi criada no ano passado por Catarina Barbeitos Palhares, um projeto que, como a própria, refere “emergiu da necessidade de auto-expressão e da “relação de puro amor” com os sapatos. “Sempre gostei de desenhar e aliando este gosto à paixão por sapatos, e sabendo que a área do calçado é uma das artes com mais tradição em Portugal e que mais nos dignifica lá fora, decidi apostar neste conceito”, explicou a fundadora da start-up.

O facto de ela própria gostar de usar sapatos que afirmam o reflexo da sua personalidade, e de não se limitar ao que está exposto nas montras, foi outro dos fatores que contribuiu para o amadurecimento da ideia e, posterior, realização do projeto, que alia a sua criatividade à capacidade comercial do sócio Nelson Ferreira, diretor comercial da empresa. Catarina Barbeitos Palhares quer, assim, levar este conceito de personalização a eventuais clientes, permitindo que cada um deles crie os seus próprios modelos, à sua imagem e semelhança. A Shoes to Chosse testou a coleção numa ótica de venda privada e a recetividade dos consumidores e o feed back foi bastante positivo.

Crescer sustentadamente
Qualidade, conforto e design diferenciado são os pilares da Shoes to Choose que pretende proporcionar aos novos mercados um conceito baseado na liberdade de escolha. “Acredito que a marca deve transcender o seu próprio criador e apresentar-se como a manifestação mais fidedigna de nós mesmos”, defende a fundadora.

Depois de esgotados os capitais próprios destinados ao projeto, a start-up candidatou-se a apoio no âmbito do programa Portugal 2020, que acaba de ver aprovado. Para crescer sustentadamente, procura financiamento ou investidor que acredite no projeto. Para alavancar o negócio precisa também de promover o produto internacionalmente, de forma a estabelecermos relações comerciais para distribuição do produto.

Parceiro, procura-se!
“As dificuldades que encontramos numa primeira fase do projeto foi encontrar um parceiro que aceitasse customizar par a par, pois as nossas fábricas estão muito voltadas para quantidades e grandes escalas de produção”, explicou Catarina Barbeitos Palhares. Contudo, acrescenta, têm a perfeita noção que a customização é a grande tendência do mercado e negócio de futuro, não apenas em sapatos, mas de uma forma generalizada.

Mas apesar da customização estar em franca expansão, a construção dos modelos par a par aumenta os custos de produção e, consequentemente, o custo do sapato para a start-up. Assim sendo, “também seria bom conseguir encontrar um parceiro que estivesse mais aberto e estruturalmente preparado para este conceito. Estamos contentes com o nosso parceiro a nível de qualidade e acabamentos, contudo, nesta fase o custo do sapato apresenta-se como um pequeno entrave ao desenrolar do projeto”.

Além desta vertente de produção, onde procura um binômio custo versus qualidade mais equilibrado do que aquele que apresenta atualmente, a Shoes to Choose precisa de apoio para promover o negócio/conceito internacionalmente e estabelecer parcerias. “O grande passo seria conseguir internacionalizar a marca para começar a dinamizá-la e gerar algum lucro para poder investir no crescimento da empresa”, explica Catarina Barbeitos Palhares. Por isso está interessada em negociar com países como o Canadá, França e Japão, mas recetiva a trabalhar com mercados diferenciados.

Responsável: Catarina Barbeitos Palhares.
Área: 
Comércio por grosso de calçado/ Atividades de design.
Produto: 
Calçado de homem e senhora com opção de customização.
Mercado: 
Internacional (classe média/alta).
Necessidade: 
Captação de clientes internacionais para aquisição dos produtos.
Contactos:
Catarina Barbeitos Palhares (diretora criativa); catarinapalhares7@gmail.com/ Katarina@shoestochoose.pt;
Nelson Alexandre Carvalho Ferreira (diretor comercial); profissional.nelsonferreira@gmail.com/ geral@shoestochoose.pt

Comentários