Conheça sete obras da sétima arte que o vão inspirar no seu percurso no mundo do empreendedorismo.

Selecionámos uma lista de filmes que qualquer empreendedor deveria ver.

Forrest Gump: Protagonizado por Tom Hanks, este filme de 1994 conta a história de um rapaz com uma deficiência motora que nunca desiste de lutar pelos seus objetivos. Para além de ser um dos filmes mais bem cotados de sempre, Forrest Gump mostra que com luta, vontade e persistência é possível atingir qualquer meta.

Startup.com: Este documentário/filme analisa a subida e a queda da start-up GovWorks que, em 2001, recebeu investimentos superiores a 50 milhões de euros. Esta é uma boa análise da bolha da internet e serve de aviso para qualquer empreendedor que trabalhe com amigos.

Catch Me If You Can (Apanha-me se puderes): Baseado numa história real, o “Apanha-me se puderes” retrata a história de Frank Abagnale, interpretado por Leonard DiCaprio, um vigarista que engana o sistema para conseguir vingar na vida. O filme toca em temas importantes, transversais a qualquer empreendedor, como a resolução de problemas, transformar uma situação má numa boa e a luta para conseguir chegar ao sucesso.

Lord of War (Senhor da Guerra): Se gosta de humor negro e de ação, o “Senhor da Guerra” é obrigatório. Nicolas Cage interpreta Yuri Orlov, um imigrante ucraniano nos Estados Unidos que decide fazer da troca ilegal de armas a sua carreira. A ambição, resiliência e a habilidade de tolerar o risco demonstrada por Orlov retratam bem o mindset empreendedor.

Office Space (O Insustentável Peso do Trabalho): Uma típica comédia americana que retrata a vida e a cultura das empresas de software dos anos 90. É um filme engraçado mas que, acima de tudo, vai fazê-lo pensar sobre liderança, técnicas de teambuilding e a carreira.

Thank You for Smoking (Obrigado por Fumar): Se trabalha na área de marketing o mais provável é já ter visto este filme (ou pelo menos ouviu falar dele). Lançado em 2005, o “Obrigado por Fumar” conta a história de Nick Taylor que defende a indústria do tabaco com “unhas e dentes” em situações muito pouco favoráveis.

Pirates of Silicon Valley: Retrata os primeiros tempos da capital tecnológica dos Estados Unidos. Lançado em 1999, não poderia deixar de contar a história de Steve Jobs e de Bill Gates.

Comentários