All men are born equal, but quite a few eventually get over it”, já dizia Benjamin Mancroft!

A vida é demasiado curta para que não a vivamos da melhor forma e com ela causemos impacto à nossa volta. A verdade é que vamos morrer! Temos apenas um determinado tempo disponível para que façamos com que as nossas vidas valham a pena. Por isso, deixo-lhe aqui um desafio: seja capaz de mudar o mundo, um país, uma empresa e uma vida para melhor.

Não há melhor forma de causar impacto do que ser um super-herói!!! Na nossa vida, temos uma escolha a fazer, que tem uma relação direta com o nosso legado: podemos ser heróis ou vilões. Acredito que ser um super-herói é mais gratificante, uma vez que este, normalmente, dá aos outros, partilha e cria. Já o vilão, habitualmente, tira e destrói, tem menos amigos e normalmente espera que os super-heróis lhe venham dar pancada. A decisão é fácil: daqui para a frente, torne-se num Super-Herói, porque é muito mais fixe.

Bob Riley dizia que “os tempos difíceis não criam heróis, é durante os tempos de crise que surge o herói dentro de nós!”

Mas o que precisa para ser um Super-herói?

  1. Energia positiva. Passe tempo com pessoas positivas em tarefas que o entusiasmem. Fuja dos vampiros sugadores de energia (pessoas negativas) ou tornar-se-á num deles. Gere energia positiva através da meditação, reflexão e dedicando tempo a si mesmo. Lembre-se de que, quanto mais tempo tiver com pessoas positivas e menos com negativas, mais terá sucesso!
  2. Valores como a lealdade. Respeite, aja, assuma a responsabilidade pelas suas ações, seja persistente e não desista. Winston Churchill dizia que “não chega dar o nosso melhor, por vezes temos de fazer o que é necessário”. Um herói também tem muito foco, uma vida modesta e é cumpridor.
  3. Carácter.
    i. Ambição – seja sedento. Mas só isso não chega. É preciso também ter:
    ii. Paixão – ame o que faz. Se se sentir entusiasmado, vai acordar cedo.
    iii. Integridade – não deixe quaisquer dúvidas sobre a sua integridade. Não faça nada que o deixe envergonhado.
    iv. Conhecimento – nunca deixe de aprender. Rodeie-se de pessoas que sejam mais inteligentes e talentosas.
    v. Aceite o feedback – troque ideias, aceite a crítica construtiva. Mas não seja demasiadamente “open minded” ou também vão encher a sua mente com ideias a mais.
    vi. Empatia – a inteligência emocional é muito importante. Não faça aos outros aquilo que não gostava que lhe fizessem a si. Pessoas com pouca inteligência emocional destroem as equipas.
    vii. O silêncio é ouro – às vezes é melhor manter-se calado e ouvir. Irá aprender alguma coisa.
    viii. Jogue para ganhar – escolha as suas batalhas e, se perder, aprenda com isso. Nem todas as batalhas valem a pena lutar até ao fim, há batalhas que é melhor dizer basta e ficar vivo para outra luta. Mas naquelas que importa ganhar, vale a pena lutar até ao fim. O super-herói sabe quais são as que valem a pena.
  4. Os heróis conseguem equilibrar o trabalho com a vida:
    i. Trabalhe arduamente, mas divirta-se intensamente;
    ii. Trabalhe para viver, mas não viva para trabalhar;
    iii. Tenha uma equipa em quem delegar, ensine, desenvolva as pessoas. O Batman tem o Robin, nós temos de ter bons side kicks.
    iv. Para quem pensa que é indispensável, Charles de Gaulle diz: “Os cemitérios estão cheios de pessoas indispensáveis”.
  5. Não tenha medo de tentar. Eu próprio continuo a falhar de tempos a tempos. Quando sai da sua zona de conforto, é quando as melhores coisas acontecem. Exija mais de si mesmo e continue a aprender. O sucesso não é uma vida em linha reta, mas cheia de curvas e com muitos caminhos possíveis. Às vezes andamos para trás, para depois andarmos para a frente. Os planos de negócios mudam, por isso seja flexível. Corra riscos. Os Super-heróis CORREM. Winston Churchill dizia: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”.
  6. Tenha sentido de humor. Os super-heróis costumam ser pessoas de família. Se vai dizer algo difícil, diga-o de uma forma divertida, assim cairá melhor. Aprenda a rir-se de si mesmo, porque precisará de o fazer frequentemente, à medida que desafia os seus limites. Irá falhar redondamente. Se não me risse de mim mesmo, já teria assassinado algumas pessoas ou a mim próprio. Ria! É o melhor remédio.
  7. Conheça as pessoas, faça um esforço. Não julgue antecipadamente. Conheça o tamanho do coração de uma pessoa, verá que vai encontrar vários corações grandes que o vão ajudar a encontrar o seu próprio sucesso.
  8. Comunique cara a cara. Os super-heróis preferem comunicar cara a cara, em vez de apenas por email. Eu, quando parei de enviar emails, ganhei tempo para ver a floresta, em vez das árvores. Demasiados emails com CC significam que nada acaba feito. Assuma responsabilidade. Telefone e receba feedback direto.
  9. Diga a verdade. Assim, não terá de se lembrar de nada, a não ser a verdade. É melhor a longo prazo, mesmo se forem más notícias – lide com isso. Integridade acima de tudo. Se já me custa lembrar das verdade, imagine se tivesse de me lembras das mentiras.
  10. Trabalhe de forma sustentável. O nosso Planeta está a “sangrar” e devemos estar tristes por isso, mas precisamos de lidar com a realidade. A nova geração terá de fazer as escolhas certas e deixar a ganância de lado, uma vez que esse caminho já foi percorrido e não funcionou até agora.
  11. Ame e dê amor. Os super-heróis conseguem dar o seu melhor devido ao amor, perdoam devido ao amor. Neste mundo, a maioria das coisas são finitas, exceto o amor que, quanto mais se dá, mais se recebe. Acredito verdadeiramente que teríamos um mundo melhor, se houvesse mais amor. Não podemos magoar alguém que amamos. Então, vamos amar mais pessoas.
  12. Sonhe em grande. É preferível falhar a meio de um grande sonho, do que ter um sonho pequeno. Tome como exemplo Elon Musk – Tesla, Spacex, solar city. Tem vários sonhos grandes a mudar o mundo. Tenha coragem para sonhar em grande. Sem coragem, não existem as outras qualidades.
  13. Controle o seu EGO. Pode ser perigoso. Seja humilde, você é apenas carne e osso. Não é mais valioso do que as restantes pessoas. Todos vamos ao WC!

“Some cause happiness wherever they go. Other, whenever they go.” Oscar Wilde

Comentários

Sobre o autor

Tim Vieira

Tim Vieira é empresário em Angola desde 2001, país onde possui, juntamente com o seu sócio Nuno Traguedo, um dos mais relevantes grupos de Media – a Special Edition Holding –, que emprega mais de 500 colaboradores e detém algumas das principais agências de publicidade, eventos, ativações de marca e planeamento de meios (TBWA/Angola, Original Brands, Multileme, Onmedia). Tem também empresas de media em Moçambique e no Gana. É CEO... Ler Mais