Otimizar a experiência de compra dos consumidores, mas salvaguardando a privacidade dos dados dos seus, é a proposta da SAP que acaba de anunciar a introdução de novas tecnologias, como reconhecimento facial, machine learning e Internet of Things (IoT), como forma de ajudar as empresas a chegarem aos clientes com campanhas de marketing mais relevantes.

A empresa de software e aplicações empresariais divulgou recentemente o relatório SAP Hybris Consumer Insights de 2017, uma pesquisa realizada junto de 20 mil compradores de todo o mundo, nove em cada 10 clientes (89%) esperam uma resposta aos seus pedidos no prazo de 24 horas.

O estudo revelou que a maneira mais fácil de manter os clientes satisfeitos é dar-lhes uma resposta com celeridade. Pelo contrário, a maneira mais rápida de os perder é partilhar os seus dados sem o seu conhecimento. No entanto, quatro em cada cinco consumidores (80%) está disposto a partilhar dados pessoais com as marcas. Ainda assim, os compradores japoneses (52%) são os menos recetivos, comparativamente aos compradores da Colômbia e da Índia (ambos em 92%).

Com base nestas pesquisas, a SAP procura soluções tecnológicas adaptas às necessidades do mercado como é o caso da SAP Hybris Marketing Cloud. Trata-se de um conjunto de soluções que ajudam as empresas a utilizarem as mensagens certas para chegarem aos clientes estratégicos.

É o que acontece, por exemplo, com ferramentas como o “Digital Boardroom” para as direções de marketing (CMO) que disponibiliza relatórios que medem o sucesso das campanhas, bem como a visibilidade de problemas iminentes; o Reconhecimento facial por aprendizagem automática (machine learning), que pode ser utilizada no sector do retalho e inicia uma nova forma de interagir com os clientes dentro da loja; Internet of Things (IoT) em campanhas de marketing, através da qual as empresas podem configurar atividades específicas e personalizar as ofertas. Por exemplo, as marcas de dispositivos de aptidão física podem enviar uma mensagem de marketing relevante quando o consumidor que atinge um novo marco de condição física.

Comentários